Semana acadêmica debate turismo no Paraná

"Temos uma dependência grande de qualidade de serviços e necessidade que todos façam promoção dentro de um único foco". Com estas palavras a coordenadora de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e professora da Universidade Federal do Paraná, Deise Bezerra, encerrou ontem sua palestra na abertura da Semana Acadêmica de Turismo e Hotelaria do Cesumar.

Na abertura do evento estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Maringá, Sílvia Goya, o secretário municipal de Educação, Manoel Gomes, o diretor do Convention Bureau de Maringá Fernando Rezende e o consultor de turismo Santiago Moreno, representando o prefeito Sílvio Barros, além do pró-reitor e da diretora acadêmica do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi e Solange Lopes, repectivamente.

Segundo Deise Bezerra, o Paraná vive uma fase nova e busca parcerias para o desenvolvimento de projetos turísticos. "Se a gente não unir forças é difícil desenvolver atividades porque somos frágeis nessa área. Precisamos de um fortalecendo o trabalho do outro", afirmou.

Deise traçou um panorama do setor e esclareceu que hoje no Estado 38% constitui-se do ecoturismo, 25% do turismo cultural e 9% do turismo de aventura e rural. A receita gerada pelo turismo em 2006 no Estado foi de 1,5 bilhão de dólares, com um fluxo de visitantes de 7,3 milhões de pessoas. O desafio, segundo ela, é aumentar o tempo de permanência do turista, que fica em média de 3,8 dias nos locais visitados, com um gasto médio de 62 dólares por dia. "Para conseguir esse aumento, no entanto, precisamos oferecer produtos", frisou.

Mais conhecimento

No planejamento turístico para o período 2008-2011, o Estado pretender ter mais mobilização, descentralização de ações, parcerias e ajuda científica das universidades. Conforme Deise, há muita produção científica dentro das universidades que podem apontar caminhos para o turismo "e nós estamos atrás disso".

Depois dela, falou o professor da USP-SP Guilherme Lohmann, doutor em Turismo pela Victoria Management School, da Nova Zelândia, abordando o transporte para o turismo. Ele destacou o quanto a crise na aviação aérea brasileira vem prejudicando o setor.

Palestras

A Semana Acadêmica de Turismo prossegue nesta terça-feira, com as palestras "Realidade da Hotelaria Nacional e as Chances de Empregabilidade", às 19h30, com o professor e conferencista internacional Índio Cândido, e "Planejamento Responsável do Turismo", às 21h15, com a professora doutora da Unicamp Margarita Barreto, coordenadora do Grupo de Investigação CulTuS (Cultura, Turismo y Sociedad).

Amanhã (quarta-feira), às 19h30, a palestra será sobre "Os Eventos: para que servem? A prática explicando a teoria", com a professora doutora da USP Marisa Canton, diretora da Associação Brasileira das Empresas de Eventos, seguida pelo tema "O turismo como agente de desenvolvimento tural", a ser abordado pelo professor Paulo Roberto Figueiró, que tem vários trabalhos realizados para a Embrapa, Emater e federações de apicultura do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.