Semana da Voz começa segunda-feira

Grupos com propensão a ter problemas vocais terão atendimento gratuito no Cesumar; escolas, academias e grupos de corais vão receber palestras e oficinas

Com apresentação de artistas regionais, grupos de corais e seresta será aberta segunda-feira (16), às 16 horas, a Semana da Voz em Maringá. A abertura da programação vai acontecer no estacionamento do Ronny Dozzo-Maison (esquina das avenidas Tiradentes e Duque de Caxias). Entre os artistas a se apresentarem está a cantora Márcia Mara, além de Kleber e Eduardo, Caco de Telha, Coral do CAC e o Grupo Vocal Espaço Arte Brasil. Ao mesmo tempo, estudantes e professores de fonoaudiologia do Centro Universitário de Maringá farão distribuição de folderes para a população explicando os cuidados que se deve ter com a voz.

A partir de terça-feira (dia 17), haverá triagem vocal para grupos de risco na Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar, sendo que os casos mais graves serão encaminhados para atendimento gratuito com otorrinolaringologistas. “O atendimento será voltado a grupos de risco, como fumantes, consumidores de álcool, quem tem rouquidão, pigarro e dor para engolir”, explicou a coordenadora da Semana, a fonoaudióloga e professora Maria Luíza Zapata Leonel. A expectativa é atender cerca de 800 pessoas.

O uso inadequado e abusivo é, em geral, a principal causa dos problemas da voz. O fumo é outro grande vilão, responsável por 97% dos casos de câncer de laringe, que ainda hoje atinge cerca de 15 mil pessoas por ano no Brasil, levando mais da metada à morte. Segundo a professora Maria Luísa, o número de mortes poderia ser menor se as pessoas prestassem mais atenção nas alterações da voz e procurassem avaliação médica nas fases iniciais do problema, o que aumentaria as chances de cura.

As pessoas interessadas em passar pela triagem vocal na Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar devem ligar para agendar atendimento. O telefone é o 3027-6360, ramal 255.