Semana de Agrárias debate a importância do solo

Teve início na noite desta segunda-feira (9), no auditório Dona Etelvina, a 7ª Semana de Agrárias da Unicesumar. Voltada para os cursos de Agronomia e Agronegócio, o evento recebeu, ainda, alunos do curso de Administração para a primeira noite de palestras. A temática escolhida para representar os dias do evento foi o "ano internacional dos solos", reunindo diversas atividades voltadas à sua importância e preservação. A abertura contou com a apresentação da dupla Gabriel e Bruno – vencedores do 1º show no campo - que animou os estudantes e professores com músicas do universo sertanejo.

O reitor Wilson de Matos Silva fez uma apresentação da instituição aos alunos, mostrando o crescimento da Unicesumar ao longo dos anos. Segundo ele, "do lixo, construiu-se uma usina de conhecimento. Ou seja, quem sonha tem que correr atrás", lembrando o início da instituição em um espaço que já funcionou como depósito de lixo.

Para o reitor, é fundamental aproveitar a época de conhecimento que a universidade proporciona. "Só frequentar a escola não adianta de nada. É preciso se dedicar, porque apenas os melhores são reconhecidos realmente no mercado de trabalho", afirmou. Ele acrescentou, ainda que o único passo entre o sonho e a realidade é a atitude.

Para o coordenador de Agrárias, Edson Schmidt, a semana acadêmica é fundamental para que os alunos aprendam para além das salas de aula e das atividades em campo. Ìom os profissionais que vão passar por aqui, os estudantes vão ter contato com anos de experiência. Esta noite mesmo, a palestra de abertura será realizada por um engenheiro agrônomo da Embrapa", disse.

Schmidt destacou, ainda, que toda a programação da semana foi organizada pelos próprios estudantes. "Os alunos organizaram e nós, professores, demos o apoio para que tudo fosse realizado. Eles ficaram responsáveis pelos palestrantes, pela apresentação cultural do início, pelos temas dos minicursos, o que acrescenta e muito ao currículo prático deles, que têm a chance de aprender fazendo", afirmou.

A palestra inicial foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Gessi Ceccon, que falou sobre a "Importância do Consórcio Milho Braquiária na Conservação do Solo e Água", tema que, de acordo o palestrante, é de grande importância dentro da temática escolhida para o evento. A Semana de Agrárias da Unicesumar continua nesta terça-feira, com minicursos durante todo o dia, e se encerra amanhã (11), com a palestra "Diagnóstico racional da fertilidade do solo", ministrada pelo engenheiro agrônomo Rafael Magni.