Semana de Arquitetura e Design apresenta aquecedor com material reciclável

Alunos de Arquitetura e Urbanismo montaram no Cesumar o primeiro aquecedor solar com material reciclável. O equipamento foi criado na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, pelo senhor José Alcino Alano, que o testou durante três anos em sua própria casa.

José Alcino patenteou o invento, não com fins comerciais, mas visando a atender populações carentes. Trata-se, portanto, de um equipamento que não pode ser comercializado, mas qualquer pessoa interessada pode aprender a montá-lo e fazer uso da invenção.

O equipamento é feito com garrafas pet e caixas tetra pak de um litro e tem capacidade para aquecer 250 litros de água. O custo, incluindo todo o material necessário (fora a caixa d`água), sai em torno de 36 dólares.

A intenção do Cesumar é propagar o invento na região, juntamente com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O chefe do escritório em Maringá, Paulino Mexia, professor da instituição, foi responsável por importar o modelo.
Alunos de Arquitetura foram treinados na montagem do equipamento para atender pessoas interessadas.

O protótipo está exposto na Semana de Arquitetura e Urbanismo do Cesumar, que acontece de hoje a quinta-feira (11 a 14), no bloco 7.