Semana de Arquitetura encerra com homenagem a Niemeyer

Encerrou-se na última sexta-feira, dia 5, a V Semana de Arquitetura e Design de Interiores do Cesumar, com a palestra do arquiteto César Imai. Bruno Cantarini, engenheiro civil do Rio de Janeiro, palestrante convidado da noite, não pode vir a Maringá para participar do evento por problemas de saúde em sua família. A vinda de Cantarini está prevista para o dia 23 de novembro com a palestra “A parceria entre o engenheiro e o arquiteto”.

Imai teve como tema de sua palestra a “Habitação de interesse social baseadas em projetos participativos”. Sua principal linha de pesquisa é a avaliação pós-ocupação de um projeto finalizado, quando se faz uma análise extraída do estudo do ambiente construído. “Estuda-se muito pouco como as pessoas utilizam os ambientes. As características sociais e culturais devem ser levadas em conta pelo arquiteto ao fazer um projeto”, disse ele.

Após a palestra, os alunos de arquitetura e design de interiores assistiram ao último filme de Oscar Niemeyer, “A vida é um sopro”, em homenagem aos cem anos de vida que o arquiteto completa este ano. Trata-se de um documentário com depoimentos de Niemeyer falando sobre seu trabalho, suas inspirações e conquistas.

No encerramento da semana, houve a premiação da 3ª Charrete - tradicional gincana do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores - em que os alunos do 1º ao 4º ano, foram divididos em oito equipes e tiveram de cumprir diversas tarefas. Ganhou a equipe que somou maior número de pontos.