Unicesumar
Unicesumar

Semana de Enfermagem debate temas atuais da profissão

Iniciada ontem, a 3ª Semana de Enfermagem do Cesumar tem promovido uma discussão dos temas mais atuais da profissão que vão do campo da bioética à espiritualidade na enfermagem. A programação do evento, que termina amanhã (quarta-feira), segue a temática "Enfermagem vale a vida", definida como lema este ano pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN).

De acordo com a coordenadora do curso, Raquel Gusmão Oliveira, trazer as discussões da profissão que acontecem em nível nacional para os alunos é muito importante. "Seguindo a temática nacional, nós estamos em nosso encontro abordando o trabalho do enfermeiro no cuidado com as pessoas e destacando a importância do papel que ele exerce no campo da saúde, pois, apesar de toda a tecnologia e informatização existentes hoje, nada substitui o trabalho humano", disse ela.

Na abertura da semana, estavam presentes o reitor Wilson de Matos Silva, o pró-reitor acadêmico, professor Cláudio Ferdinandi e também a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Maringá, Ana Paula Cássaro. Ela fez a palestra de abertura e  discorreu sobre o tema "O exercício profissional e ético da enfermagem". Depois, foi a vez do professor Edrei Vieira, coordenador do curso de Teologia do Cesumar, falar sobre o tema "Enfermagem, espiritualidade e vida".

Segundo Ana Paula, o profissional de enfermagem deve estar bem informado sobre a lei que regulamenta a profissão, o código de ética e também os princípios básicos da enfermagem, estando atento a essas informações. "É fundamental que os profissionais sigam os princípios básicos que norteiam o atendimento ao paciente, quer na questão da informação, da dignidade ou do sigilo profissional", destacou.

Já na palestra do professor Edrei Vieira foi destacado o tema da espiritualidade e da religiosidade, como elementos que também devem ser considerados no tratamento das doenças. "Hoje eu diria que aquele profissional de saúde que desconsidera essa parte do ser humano está desconsiderando uma parte muito importante. As pesquisas estão mostrando que a fé e a espiritualidade do cidadão fazem diferença no processo de recuperação. Esta é a tese que queremos transmitir aos estudantes", salientou.

A programação da Semana de Enfermagem é extensa e inclui, além de palestras e minicursos, a apresentação e debate de filmes que tratam sobre assuntos da saúde. A expectativa da coordenadora do curso é "reavivar e sensibilizar os alunos sobre a importância do debate desses temas", ao mesmo tempo em que estão sendo ouvidos profissionais de outros locais, "que vivenciam realidades diferentes e podem ajudar na formação do aluno".

Últimas notícias

Categorias