Semana de Engenharia debate energias limpas

Teve início ontem a V Semana de Engenharia da Unicesumar, que traz como tema central este ano a eficiência energética no país e qualidade de vida. O evento foi aberto, no auditório Dona Etelvina,  com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, do pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, do diretor do Centro de Ciências Exatas, Ângelo César Colombini, coordenadores e professores da área.

Estudantes de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Automação industrial participam do encontro, que segue até nesta terça-feira. As questões em debate levantam a preocupação da instituição em formar profissionais que pensem a engenharia sob o foco da sustentabilidade, disse o coordenador geral do evento, professor Fábio Gentilin.

A primeira palestra foi sobre "Energia Fotovoltaica" com o professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria, Leandro Michels. "Pretendo mostrar para os alunos a tecnologia do uso da energia solar de uma forma geral e motivá-los para olharem com mais atenção esta área bastante relevante e em crescimento no Brasil", disse ele antes do início da palestra.

Segundo Michels, "a energia fotovoltaica deixou de ser promissora para o futuro para virar uma realidade em nosso país". O professor informou que só este ano há um crescimento no Brasil de 50% no uso da energia solar. E a perspectiva é deque nos próximos anos sejam investidos em torno de R$ 7 bilhões nesta cadeia produtiva.

Para os estudantes de engenharia, o campo significa uma oportunidade real de trabalho. "O Brasil está precisando formar mais profissionais para aplicarem este conhecimento com eficiência. Nós estamos aqui justamente com este intuito, mostrar para os futuros profissionais  que a área é nova e necessita de qualificação para poder se expandir. Trazer o tema para dentro da universidade é fundamental para o país", concluiu.

A Semana encerra-se hoje à noite com as palestras dos professores doutores da Universidade Federal de São Carlos e consultores do Inep, Telles Brunelli Lazzarin e Roberto Francisco Coelho, sobre energia eólica.