Semana de Gestão discute carreira profissional

O crescimento da economia brasileira tem levado as empresas a contratarem gestores nas mais diversas áreas, da administrativa, comercial a recursos humanos e logística. Mas que tipo de profissional elas vem procurando? Este foi o questionamento levantado ontem na abertura da 8ª Semana de Gestão do Cesumar, que reuniu cerca de quinhentos participantes, entre alunos e professores de Administração, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Logística, Marketing e Publicidade e Propaganda.

O reitor Wilson de Matos Silva esteve presente e lembrou a necessidade que o Brasil tem tido de importar mão-de-obra de outros países em algumas áreas.  Para ele, isso acontece porque muitos dos novos profissionais saem da faculdade sem a qualificação necessária que as empresas necessitam. Um  problema, segundo frisou, que estaria mais na falta de interesse dos alunos para converter-se ao conhecimento.

"Muitos se formam, mas apenas os melhores, aqueles que de fato tiveram compromisso com os estudos, vão ter lugar de destaque no mercado", exclamou o reitor, para em seguida chamar a atenção dos alunos para a necessidade de levarem a formação superior mais a sério.

Para a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Vera Lúcia Hilst,  o mercado hoje deseja profissionais que tenham uma visão do todo, sejam hábeis em implementar soluções e tenham criatividade.  Ela salientou que o conhecimento é o maior meio de gerar riquezas e frisou a necessidade de que os profissionais talentosos produzam internamente, para o próprio país, ao invés de buscarem projeção no exterior.

Também o coordenador de Administração e dos cursos de Gestão, professor Juliano Mário, destacou a pujança da economia brasileira, lembrando que ele próprio recebe muitos pedidos de empresas para encaminhando de estudantes para o mercado de trabalho. No entanto, lembrou que se trata de um mercado exigente que está cobrando muita formação e capacitação.

É neste sentido que as palestras da Semana de Gestão visam estimular os estudantes para buscarem seus diferenciais e investirem em suas carreiras. Foi o caso da primeira palestra do evento, proferida pelo profissional de marketing  Nel Ivan Trizotti que, através de números de mágica, mostrou aos estudantes como usar a criatividade para evoluir na profissão.  Outro tema da noite foi "Como descobrir e usar suas vantagens competitivas", exposto pelo palestrante Nailor Marques.

A Semana prossegue nesta terça-feira (2) à noite com palestras que vão abordar ainda os desafios da mulher empreendedora, a ser proferida pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo e o tema  "Ser ou não ser? Eis a questão", a ser abordado pelo consultor de mercado Amauri Crozariolli.  No encerramento, amanhã à noite, os palestrantes Danilo Xavier Saes e Robson Dutra de Souza discorrerão, respectivamente, sobre liderança e motivação para o sucesso.