Semana de Gestão traz participação dos alunos e novidades do mercado

Os cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Comércio Exterior promoveram, na noite de ontem (16), a abertura da Semana de Gestão da Unicesumar. Dando início à programação, aconteceu a 3ª Exposição de Trabalhos dos cursos, no hall do bloco 7 da instituição. Dando prosseguimento às atividades, a palestra da noite foi ministrada pelo fundador e presidente da Lowçucar, Amaury Cruz Couto.

Segundo a coordenadora dos cursos, Nicéia Luzia Salete Silva, o evento é importante por trazer a conotação prática e a experiência. "A semana acaba se tornando a execução do que os alunos estudam na teoria. E ouvir os executivos falando sobre o mercado e carreira é fundamental para a aprendizagem", afirmou. Ela acrescentou, ainda, que é uma aproximação com esse tipo de evento, o que estimula a participação em outros.

Para a professora Tânia Corredato Periotto, uma das organizadoras da exposição de trabalhos, é fundamental a participação ativa dos alunos no evento. Segundo ela, é uma maneira de mostrar o resultado da pesquisa, saber organizar o trabalho, além de despertar o gosto pela pesquisa científica. "Os estudantes mostram a conclusão de situações que eles implementaram. Todas são estudos de caso e são apresentados para a sociedade em geral, inclusive para empresários. Aqui, estão expostos 42 trabalhos", disse.

O aluno do curso de Administração, Thiago Garcia, defendeu como trabalho de conclusão de curso, durante a exposição, o "Estudo sobre a gestão financeira em uma escola de curso preparatório". Segundo ele, realizar uma pesquisa e mostrar para a comunidade antes de se graduar é uma maneira de expor o conhecimento, e participar da semana traz embasamento para além das salas de aula. "É possível perceber a necessidade do mercado de trabalho e agregar ainda mais valor à graduação", finalizou.

A Semana de Gestão conta com visitas técnicas, rodada de negócio com empresários, minicursos e com representantes da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) na Praça do Conhecimento, promovendo espaços de consultoria jurídica, dicas para empreender o próprio negócio e com alunos fazendo orientação para o preenchimento de currículo e entrevistas de emprego. Os serviços são gratuitos e acontecem nesta terça-feira até as 22h. O encerramento da programação acontece nesta quarta-feira (18), às 21h, com a mostra de empreendedorismo.