Semana de Moda termina com desfile de criações

As 20 equipes que participaram do Desafio, lançado na abertura da Semana de Moda, apresentaram sexta-feira à noite (07) para os jurados e participantes do evento as suas criações. Os estudantes receberam a tarefa de criar um vestido de noiva baseado nas tendências dos anos 70.

O desafio foi lançando na abertura da semana (segunda-feira, dia 3) e eles
tiveram cinco dias para criar e confeccionar a roupa. A partir do momento que receberam a tarefa, os alunos tiveram de ir para o laboratório de criação e ali executar todo o trabalho, desde a concepção do modelo até a montagem final.

O Desafio de Moda é uma atividade que foi incluída na semana acadêmica do curso desde 2008 como uma forma de estimular e mexer ainda mais com a capacidade criativa dos alunos.

A coordenadora de Moda, Sandra Franchini, acredita que os alunos precisam ser desafiados a cada dia. Segundo ela, aliar o desafio a uma semana científica é altamente produtivo, porque os estudantes participam de palestras, minicursos e sentem-se muito motivados ao poderem ainda apresentar seus trabalhos.

A equipe vencedora do Desafio é composta por três alunas do primeiro ano: Maria Sirlei, Érica Petrelli e Rose Capelazzi. Elas ganharam como prêmio uma cabine para participarem do Cruzeiro da Moda em fevereiro de 2010, oferecida pela Valtrac Turismo.

Segundo disseram as estudantes, logo que receberam a tarefa, elas pensaram nas referências dos anos 70 que haviam aprendido na disciplina de história da moda e não foi difícil criar o modelo baseado na tendência hippie da época, que incluia boca de sino e muito trabalho manual. O mais difícil, conforme falaram, por serem alunas do primeiro ano, foi cortar e costurar a roupa. "Mas mesmo assim, deu tudo certo", comentou Érica.

Os estudantes que ficaram em segundo e terceiro lugar também ganharam prêmios, como vale compra de R$ 500 cada um, oferecido pelo shopping Maringá Park e passagem área da Azul para um dos destinos da companhia, respectivamente.