Semana de Música discute formação do professor

Foi aberta ontem a 1ª Semana de Música da Unicesumar reunindo os estudantes e professores que fazem parte da primeira turma de licenciatura em música, iniciada este ano. A noite foi de apresentação musical do Quinteto de Cordas da Unicesumar e do Grupo de Choro da UEM, mas também de reflexão acerca do papel desses profissionais que no futuro atuarão com educação musical nas escolas.

A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito e presidente da mantenedora da Unicesumar, professor Cláudio Ferdinandi, e da coordenadora do curso, professora Deborah Kemmer. A coordenadora destacou a importância da realização da primeira semana do curso para a ampliação do conhecimento científico e fortalecimento da profissão.

A professora doutora da UEM Cássia Virgínea Coelho de Souza ministrou palestra sobre "Educação Musical e Desafios da Contemporaneidade". Segundo ela, sempre existiu um descaso "terrível" no Brasil e até uma "frouxidão" nas escolas com o ensino de artes, "mas não podemos dar continuidade a este tipo de prática".

Contar com as práticas "equivocadas" do passado, portanto, é o primeiro desafio que os professores de música devem vencer, conforme frisou Cássia de Souza, ao alertar que "as práticas pedagógicas devem promover transformação".

A  Semana de Música tratará ainda de temas como "Tecnologia e Música Contemporânea", "Educação Musical e Tecnologia",  "Softwares de Partituras e Digitalização", "Interpretação e Dinamismo" .  Também haverá  workshop sobre ritmos brasileiros e oficinas de percussão e educação musical e voz.

O Coro Infanto-Juvenil da UEM e o Coral Unicesumar se apresentam no encerramento do encontro, sexta-feira (13), a partir das 19h15, no auditório Dona Etelvina.