Semana de Tecnologia reúne três cursos e apresenta trabalhos

Estudantes e professores reúnem-se durante toda  esta semana para participar da programação da I Semana de Tecnologia  de Automação e das Engenharias Elétrica e de Controle do Cesumar.   O evento foi aberto ontem (8) à noite com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas, Flávio Bortolozzi e dos coordenadores Nilson Moutinho (Eng. Elétrica) e Luiz Henry Monken e Silva (Eng. de Controle e Automação Industrial).

Além de palestras e minicursos, a Semana contará, na quinta e sexta à noite,  com a Mostra Tecnológica, que reunirá 80 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante o ano.  De acordo com o professor Flávio Bortolozzi, é um número significativo, "porém mais  importante que isso, e até mesmo do nível dos trabalhos, é a participação do aluno com consciência, sabendo que aquilo que está apresentando é uma produção dele sendo reconhecida".

Segundo ainda o professor, a união dos três cursos no evento é interessante porque os temas dessas áreas se convergem e todos ganham mais conhecimento com isso.  "Os estudantes conseguem enxergar melhor as interligações que ocorrem entre essas engenharias e também a  automação industrial", disse ele.

Nas palestras e minicursos, o evento traz temas técnicos e também relacionados ao mercado profissional.  Por  isso, entre os palestrantes estão engenheiros ligados a empresas como Filipe Muhlbeier, da Innotec do Brasil, que discorreu sobre Automatização de Projetos e Rogério Moraes, da Schweirtz Engineering Laboratories, além do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR), Álvaro Cabrini Júnior, que vai fazer a palestra de encerramento, quinta-feira à noite.

Na Mostra Tecnológica os visitantes poderão ver trabalhos inovadores,  que vão desde a área de Domótica (automação para a área residencial) a sistemas elétricos inteligentes, envolvendo a robótica e a automação. Entre as curiosidades está uma bengala que fala, para pessoas com deficiência visual, a guarda roupa automatizado.

A mostra será aberta para toda a comunidade e poderá ser visitada quinta e sexta, das 19 às 22h30, no Ginásio de Esportes da instituição.