Semana de Teologia debate labor na interpretação da bíblia

Começou ontem e se estende até quarta-feira (21) a Semana de Teologia 2015 da Unicesumar. Reunindo palestrantes renomados como os professores doutores Hermisten Maia Pereira da Costa,  Hernandes Dias Lopes e Mauro Meister, a semana traz como tema central dos debates "O Labor Teológico e a Práxis da Exposição Bíblica".

Segundo o coordenador do curso de Teologia, Jonas Silva Faria, o tema foi escolhido baseado no livro "Teologia Evangélica", de Karl Barth, que acentua a necessidade de um trabalho aprofundado para o conhecimento e a divulgação da bíblia. "A interpretação da bíblia exige muito estudo e dedicação e nós resolvemos debater essa questão para confrontar a ideia de uma interpretação irresponsável."

Mais de 600 pessoas participam do evento, entre estudantes de graduação presencial e a distância e profissionais da área. Os estudantes da EAD acompanham o evento nos polos, assistindo à transmissão ao vivo feita da sede, em Maringá. Para o professor Jonas Silva, a semana é uma excelente oportunidade para promover o intercâmbio entre alunos, professores e profissionais.

O palestrante Hermisten Maia Pereira abriu a programação de palestras. Ele disse que o labor teológico é "impiedoso para a fiel exposição das escrituras" e defendeu a necessidade do preparo para compreender o texto bíblico e saber aplicá-lo ao nosso contexto, com o cultivo de uma vida autêntica. "Não somos apenas profissionais que dominam um tema, aquilo que pregamos tem de ser compatível com o que vivemos", enfatizou.

Participaram da abertura da semana, o reitor Wilson de Matos Silva, o pró-reitor de ensino, Valdecir Simão, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Margareth Soares Galvão, os coordenadores das pastorais da Unicesumar, pastores Naamã Mendes e Weslley Silva e, também, o coordenador de Teologia pela EAD, Ronei Carvalho.