Polo de São Leopoldo promove Semana do Trânsito

Entre as atividades, estão programadas circuito de palestras, oficinas e blitz. O encerramento acontece com um passeio ciclístico

Noticia_EAD_Site_TransitoEntre os dias 19 a 24 de setembro, a cidade de São Leopoldo/RS comemora a Semana Municipal do Trânsito, com o tema “Sou + 1 por um trânsito + seguro”. O objetivo da ação é conscientizar a população Leopoldense sobre suas atitudes na busca de um trânsito com mais responsabilidade e segurança.

Idealizado pelo Centro Universitário Unicesumar, a Semana do Trânsito também conta com a parceria do Jornal VS, Caberlon, ACIST, PAAR e Hair Bike. Entre as atividades programadas, acontecerão exposições de fotos em escolas municipais, blitz educativa, palestras, oficina pedagógica e passeio ciclístico. As atividades contam com o apoio dos acadêmicos dos cursos de pós-graduação em Gestão e Planejamento de Transito, e das graduações em Pedagogia, Letras e Educação Física.

Para a gestora da Unicesumar em São Leopoldo, Melaine de Paula, as ações visam mobilizar e conscientizar a comunidade com um problema que vem sendo crescente na cidade: os acidentes de trânsito. “Para que o nosso trânsito seja melhor, precisamos do respeito mutuo entre motoristas, pedestres e ciclistas”, enfatiza.

O Guarda Municipal e aluno de pós-graduação da Unicesumar, Edyo Campos Severo Filho, irá palestrar sobre Gestão e Planejamento de Trânsito, evidenciando a valorização da vida através de atitudes práticas, como a utilização do cinto de segurança e os perigos da alcoolemia, que é o uso de bebida alcoólica antes de dirigir. “Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Estimativas apontam que mais de 80 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em acidentes desta natureza. Precisamos de ações impactantes para que as pessoas se conscientizem e mudem seus hábitos no trânsito”, afirma.

Para participar das atividades da Semana do Trânsito, é necessário realizar a inscrição, gratuitamente, no polo da Unicesumar na Avenida João Corrêa, 1350 – Centro.

Confira a programação completa:

Exposição de fotos itinerantes

Realização: Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal e Unicesumar.

Local: Escolas municipais da cidade.

• 19/09 - EMEF Pe. Orestes
  • 21/09 - EMEF Paul Harris
  • 22/09 - EMEF Emílio Meyer
  • 23/09 - EMEF Castro Alves

Horário: período da manhã e tarde.

Blitz Educativa

Realização: Guarda Municipal e Unicesumar.

Local: BR 116

Horário: a partir das 17h.

Palestra: Gestão e planejamento de trânsito.

Palestrante: Edyo Campos Severo Neto, guarda municipal e aluno de pós-graduação em Gestão e Planejamento de Trânsito da EAD Unicesumar.

Local: Polo Unicesumar São Leopoldo.

Horário: 19h30.

Palestra: Prevenção de acidentes no trânsito.

Realização: Guarda Municipal de São Leopoldo.

Local: Polo Unicesumar de São Leopoldo.

Horário: 20h30.

Oficina pedagógica em mini pista.

Realização: SMED e alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Ed. Física da Unicesumar.

Local: Centro de Formação de Condutores Caberlon – R. Independência, Centro.

Horário: período da manhã e tarde.

Sessão Solene - Apresentação do Projeto Semana Municipal do Trânsito.

Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo.

Horário: 19h.

Encerramento: Passeio ciclístico.

Realização: Hair Bike, GCM e Unicesumar.

Local: Saída da Hair Bike.

Horário: 16h.