Seminário debate inclusão social e digital na Educação

Tendo como tema norteador das discussões a inclusão social e digital na educação, começa amanhã (dia 13) e vai até sábado o 5º Seminário Interdisciplinar de Educação do Cesumar (Centro Universitário de Maringá). O encontro reunirá aproximadamente oitocentas pessoas, entre estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física, de Maringá e região.

A palestra de abertura acontece nesta quarta-feira, às 19h10, no auditório Dona Etelvina, e será proferida pelo professor doutor Marcos Mazeto, da PUC-SP. Ele abordará o tema: “As novas tecnologias e a competência pedagógica do professor”.

A semana contará ainda com outras palestras, oficinas e minicursos dirigidos a cada uma das áreas. “O valor da literatura infantil para crianças como inclusão social”, “O deficiente auditivo e a interação com o texto: uma inclusão através da leitura”, “Diversidade de aprendizagem - transtornos de comportamento: uma visão biológica e educacional”, “Leitura e escrita: habilidades e competências para a inclusão no ensino fundamental” e “Como identificar e lidar com os vários tipos de distúrbios que podem interferir no processo de aprendizagem” são alguns do temas incluídos na programação.

Encerrando o encontro, haverá no sábado de manhã exposição de trabalhos científicos. Os organizadores do evento acreditam que o seminário contribuirá para ampliar os debates em torno da inclusão social e digital nas escolas, ajudando os atuais e futuros profissionais a descobrirem formas para concretização da proposta.