Seminário reúne futuros contadores e jornalistas no Cesumar

Ontem, dia 24, começou o Seminário de Contabilidade e Educação Fiscal em comemoração ao Dia do Contabilista, hoje, 25 de abril. O evento que termina logo mais a noite é destinado a alunos dos cursos de contabilidade e jornalismo do Cesumar.

A partir das 19h30, os estudantes conferiram duas palestras sobre a cidadania fiscal e o papel do cidadão, no contexto da responsabilidade multi-profissional e da pirataria e contrabando.

O coordenador do curso de Contabilidade, Olírio Sperandio comentou que o objetivo desse seminário é chamar a atenção dos futuros profissionais para a responsabilidade pelo tema. "O contador é aquele que registra a economia do país e, se o contador registra, o jornalista é aquele que gera a informação sobre o que acontece, é quem torna isso público. É esse despertar, o casamento dessas duas áreas, que se busca", afirmou o coordenador.

Além das palestras quem esteve presente também pode conferir o ensaio aberto da peça ainda inédita: "A farsa do Fiscal que se casou com a Trambiqueira", escrita e montada pelo professor Marcilio Hubner de Miranda Neto.

A peça, interpretada por voluntários da Receita Federal e de entidades da cidade, busca mais do que somente pregar a responsabilidade, mas também trazer um pouco de cultura. "Alguns temas da educação fiscal são muito árduos e correm o risco de ficar enfadonhos. Para melhorar essa situação transformamos esses temas em peças, algo mais lúdico. Mas assim como fizemos com o "Auto da Barca do Fisco", estamos tentando trabalhar a educação fiscal e a cultura, retomando os conceitos teatrais de Autos e Farsas", explicou Marcilio.

Hoje a partir das 19h30 no auditório do bloco 6 acontecerá uma apresentação do Sebrae seguida por duas palestras com os contadores Mauricio Gilberto Cândido e Antônio Romero Filho sobre conselhos e sindicatos dos contadores.