Seminário vai comemorar Dia do Contabilista no Cesumar

Com a intenção de lembrar o Dia do contabilista (25 de abril) e ressaltar o importante papel desses profissionais no controle fiscal das organizações públicas e privadas, o curso de Ciências Contábeis do Cesumar vai promover nos próximos dias 24 e 25 o Seminário de Contabilidade e Educação Fiscal.

O evento é destinado a estudantes universitários e profissionais de contabilidade. Duas palestras estão previstas para o dia 24: "Cidadania fiscal no contexto multi-profissional", a ser proferida pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, da UEM, às 19h30 e "Pirataria, Contrabando e o Custo Social", a ser proferida pelo ex-chefe da Receita Federal de Maringá, Décio Rui Pialarissi, às 20h15, no auditório Dona Etelvina, do bloco 7..

Ainda neste dia os participantes poderão assistir à peça "A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira", um espetáculo montada pelo professor Marcílio Hubner e apresentada por atores voluntários das Receitas Estadual e Federal e Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de desenvolver a educação fiscal.

No dia seguinte, 25 de abril, as comemorações ao Dia do Contabilista começam às 19h30, no auditório do bloco 6, com uma apresentação do Sebrae. Em seguida, o contador Maurício Gilberto Cândido fala sobre os conselhos Federal e Regional de Contabilidade e depois dele, Antônio Romero Filho discorre sobre o SESCAP/FENACON (Sindicato e Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas).

O presidente do Sincontábil (Sindicato dos Contabilistas de Maringá), Orlando Chiqueto Rodrigues, também estará presente no encerramento do seminário, além de membros do Observatório Social de Maringá, organização não governamental ligada a SER Sociedade Eticamente Responsável, cujo objetivo é atuar na busca da transparência na administração dos recursos públicos.