Serviço social discute novas atuações profissionais

Professores, estudantes e profissionais se reuniram ontem à noite, no auditório do bloco 6,  para a abertura do 2º Ciclo de Palestras e Debates de Serviço Social promovido pelo Cesumar. Também esteve presente o secretário municipal de Serviço Social, Ulisses Maia, que exaltou em suas palavras o trabalho dos assistentes sociais como uma ação de política pública.

A semana tem como propósito debater os desafios da profissão, mediante a abertura de novos espaços para a atuação destes profissionais. Ontem à noite, a discussão girou em torno da atuação do serviço social na área da saúde.

Estiveram presentes para debater o assunto as assistentes sociais Letícia Cristina Bento,  do  Consórcio Intermunicipal de Saúde da 16ª Regional de Saúde em Apucarana, Aline Fischer, da Unidade Básica de Saúde Ney Braga,  de Maringá e Rosângela Zanin, do Centro de Apoio Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com as palestrantes, o aumento da demanda social no pais tem exigido a atuação de assistentes sociais nos mais diversos campos. Estes, entretanto, precisam estar preparados para trabalhar em equipes multidisciplinares, uma vez  que o trabalho pode ir desde a atuação junto ao Programa Saúde da Família ao planejamento e controle das políticas públicas.

A coordenadora do curso de Serviço Social do Cesumar, Maria Cristina Cunha, lembrou o papel dos assistentes sociais no combate a todas as formas de violação dos direitos humanos e ressaltou os desafios da profissão mediante o aumento dos problemas sociais e a necessidade de novos  conhecimentos.

O Ciclo continua até amanhã (22) à noite, com palestras ainda de Jorgete Leite Lemos,  profissional conceituada em todo o país na área de Gestão Estratégica de Serviço Social, Benefícios e Responsabilidade Social e autora de diversos livros, além outros debates, apresentação de cases, workshop e a exposição fotográfica dos estudantes  "as expressões da questão social".