Unicesumar
Unicesumar

SIMVET reúne profissionais e estudantes de várias cidades


Foi aberto nesta quinta-feira de manhã o 7º Simpósio de Medicina Veterinária do Cesumar, que reúne estudantes de Maringá, Londrina, Umuarama, Presidente Prudente e Botucatu. Na abertura estiveram presentes representantes de órgãos, como o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Massaru Sugai, André Carioba, da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Turquino, da Associação Nacional de Bovinos de Corte, José João Vituri, da Secretaria de Estado da Agricultura e Hugo Keiji Kimura, da Associação dos Médicos Veterinários de Maringá.


O Simpósio, que foi aberto pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária do Cesumar, Raimundo Tostes, vai debater, até sexta-feira, temas como clonagem, produção In Vitro de embriões, tratamento de grandes e pequenos animais. O bem-estar animal foi o tema abordado na abertura do evento pela especialista e mestre em Direito Agroambiental, Danielle Tetü Rodrigues, professora da Faculdade de Direito de Curitiba e de pós-graduação na PUC-Paraná.


Danielle fez um explanação sobre o assunto, considerando o passado e o presente e disse que o Brasil tem evoluído nesta questão. "As pessoas hoje já estão mais conscientes quando ao respeito aos animais." A proteção aos animais é garantida no Brasil pela Legislação dos Crimes Ambientais, de 1998. Dependendo do crime praticado, o autor pode sofrer pena de detenção ou reclusão. "Mas nada ainda que se compare aos Estados Unidos, onde o curso de Direito da Faculdade de Harvard, por exemplo, já conta com disciplina específica de Direito dos Animais", observou a palestrante.


Para o presidente do CRMV, Massaru Sugai, a Medicina Veterinária é um campo vasto hoje no mercado, que diversificou suas atividades e passou a ter grande importância nos aspectos sociais, culturais e econômicos do país. A mesma opinião foi compartilhada pelo representante da Sociedade Rural de Maringá, André Carioba. Segundo ele, a entidade considera importante essa aproximação com a universidade porque é uma forma de os dois lados – mercado e acadêmicos - conhecerem melhor a realidade de cada um, conversar e trocar informações.


Nesta quinta-feira, o evento terá a presença dos doutores Peterson Triches Dombush, da PUC-PR, que ministrará curso sobre cirurgia em grandes animais, João Paulo Elsen Saut, da UEL, Elisa Rossi, da USP-SP, Pedro Werner, de Curitiba e Evandro de Souza Santos, de Cuiabá, que farão palestras, respectivamente, sobre clonagem, fertilização In Vitro e Dermatologia em Pequenos Animais. As palestras e os cursos acontecem pela manhã e à tarde, nos auditórios Dona Etelvina, do bloco 6 e de Odontologia.

Últimas notícias

Categorias