Sistema Qualis-Capes classifica periódicos científicos do Cesumar

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) concluiu a classificação de todas as revistas científicas do Cesumar. A partir de agora, as cinco publicações da instituição, editadas pelo Naep (Núcleo de Apoio a Editoração), têm conceito junto ao órgão.

Essa avaliação é feita a cada triênio e passa por processo anual de atualização, com o objetivo de  indicar os veículos de maior relevância para a área - mesmo   que   não   tenham sido ainda citados no Coleta Capes -, cumprindo, assim, papel estimulador da utilização de outros veículos.

Por isso, a inclusão de todas as revistas do Cesumar, nessa qualificação do Qualis, coloca-as em um grau de elevado destaque no cenário nacional.

Os estratos indicativos de qualidade são: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e o conceito C, com peso zero.     As qualificações das revistas do Cesumar ficaram assim: Revista Jurídica Cesumar – Mestrado: B3; Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: B4; RAMA – Revista em Agronegócio e Meio Ambiente: B4; Iniciação Científica Cesumar: B5; Saúde e Pesquisa: B5.

Para a coordenadora do NAEP, a bibliotecária Sandra Gomes, as revistas do Cesumar têm como missão primordial divulgar a produção do conhecimento e por isso o resultado é bastante satisfatório, pois "os nossos periódicos têm sido consultados, citados e procurados por pesquisadores de várias regiões do Brasil, e isso eleva a nossa pontuação no sistema Qualis".

Ludhiana Bertoncello, diretora de Pesquisa, complementa: "As nossas revistas são hoje um canal de grande relevância para a divulgação científica. Para mim, o fato de entrarmos no estrato de qualificação da Capes, um órgão tão exigente, se deu principalmente por conta da seriedade do processo, tão bem conduzido pelos nossos editores, revisores, tradutores, pelo trabalho do nosso diagramador e pela normalização e acompanhamento geral de nossa colaboradora Sandra, por meio do NAEP".