Sobrevivência na selva: alunos de Pilotagem de Aeronaves da UniCesumar participam de curso

Entre sexta-feira (15) e domingo (17), estudantes participaram de oficinas de temas diversos como uso de bússola, obtenção de fogo e caça improvisada

Atividades que simulem a prática são uma marca das metodologias ativas, que integram os planos pedagógicos da UniCesumar. Por conta disso, os alunos do 4º semestre de Pilotagem Profissional de Aeronaves participaram de um curso de sobrevivência na selva. O objetivo da atividade, que ocorreu em um sítio próximo a São Domingos (PR) entre os dias 15 e 17 de novembro, foi oferecer aos estudantes uma noção de como proceder diante de um acidente ou imprevisto.

A imersão no curso começou no trajeto, com as janelas do ônibus tampadas para que os alunos não identificassem onde estavam. Ao chegarem ao sítio, eles participaram de oficinas para aprenderem sobre o uso de bússola, orientação pelos astros, obtenção de fogo, purificação de água, armadilhas, abrigos, fogueira, utilização de botes salva-vidas, coletes, sinalizadores e caça e pesca improvisada.

De acordo com o coordenador do curso, Antonio Carlos Prestes, a atividade faz parte da disciplina de Emergência e Sobrevivência e é o encerramento de uma série de estudos teóricos que os alunos fizeram sobre o tema. “A nossa função, enquanto instituição, é efetivamente preparar o nosso aluno não só para o mercado de trabalho, mas também para a atuação e para a vida.”

Prestes explica também que o curso não é um pré-requisito obrigatório no curso de pilotagem, tratando-se, então, de um diferencial explorado pela UniCesumar. “Essa é uma capacitação obrigatória para os comissários de bordo, mas a grande maioria dos nossos alunos demorará algum tempo para voar com um comissário de bordo na aeronave, ou talvez nem chegará a fazer isso diante das diversas modalidades de voo. Então, o piloto precisa saber lidar com essas situações, pois em caso de uma emergência, conseguirá gerenciar a situação e se salvar graças ao conhecimento dessa função de sobrevivência”, pontuou.

Os estudantes saíram do campus da UniCesumar na sexta-feira (15) às 19h em direção ao sítio, acompanhados do coordenador do curso. O retorno deles ocorreu no domingo (17), às 12h.