Unicesumar
Unicesumar

Técnica de implante realizada no Cesumar é premiada nos EUA


O professor e coordenador do curso de Odontologia do Cesumar, Eduardo Moreschi, foi premiado nesta semana durante o Congresso Anual da Associação Dental Americana (ADA), na cidade de Orlando, na Flórida, localizada na região sul dos Estados Unidos pela pesquisa "Cirurgia Guiada na Implantodontia" realizada na instituição.

A premiação pelo estudo da técnica deixou Eduardo Moreschi honrado e satisfeito com os resultados. "Foi uma grande oportunidade de mostrar que o Brasil e o Cesumar produzem bons trabalhos científicos", disse ele. Disputaram também o prêmio da ADA outros cirurgiões dentistas de todo o mundo.


A pesquisa

O professor Moreschi desenvolveu a pesquisa em 19 pacientes, que foram operados durante o curso de especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, coordenado por ele no Cesumar.

Após os procedimentos, ele observou os pacientes por um ano e constatou as melhorias. Nos casos de implantes dentários feitos pela cirurgia guiada foi notado que o tempo de cirurgia foi menor, o sangramento, inchaço e as dores foram menores. De acordo com Moreschi, ao concluir os estudos e as práticas cirúrgicas comprovaram a eficiência e precisão da técnica.


A prática da cirurgia guiada ainda é considerada nova e não é realizada por muitos profissionais, já que são poucos os cirurgiões dentistas credenciados para o procedimento. Para se tornar credenciado, é preciso que o profissional passe por um treinamento oferecido por algumas empresas especializadas.


 A técnica ocorre da seguinte forma: quando um paciente é diagnosticado com a necessidade de implantes dentários são feitas tomografias computadorizadas da arcada óssea. Depois, um software específico produz uma imagem em 3D, que traduz as características da boca do paciente e faz o planejamento da cirurgia.

Com essa imagem digital pronta, é confeccionado, por uma empresa especializada, um guia cirúrgico, espécie de molde da boca do paciente, que irá direcionar a operação. Com esse guia, são realizados pequenos cortes na gengiva, já delimitados pelo molde. Moreschi diz que os implantes se tornaram mais precisos e menos dolorosos para os pacientes com essa novidade.

Últimas notícias

Categorias