Tecnologia e Inovação são destaque do TicNova 2019, realizado na UniCesumar

Entre os dias 20 e 22 de agosto, estudantes e profissionais atualizaram conhecimento e fizeram network na Instituição

A UniCesumar sediou nos dias 20, 21 e 22 de agosto o TicNova 2019, promovido pela Software by Maringá com foco em atualizar estudantes e profissionais da área de TI sobre as tendências de tecnologia e inovação do mercado. Essa foi a 7ª edição do evento, que neste ano teve o tema “Tecnologia, Inovação e Network”.

Em entrevista à TV UniCesumar, o gerente executivo da Software by Maringá, Paulo Ramalho, explicou que eventos como esse são importantes para expandir o conhecimento sobre o tema para toda a região. “A nossa ideia é fazer uma espécie de vale do silício, unindo pontes e fortalecendo a região como um grande polo tecnológico.”

Ramalho ressalta também que o setor de TI ainda carece de mão de obra qualificada. “Maringá tem muitas vagas abertas, pois hoje a maior demanda do setor é a ausência de pessoas para trabalhar. Estamos fazendo também um trabalho de aproximação com as escolas, porque cursos da área de TI ainda são pouco disputados”, declarou.

Na UniCesumar, a inovação ganhou espaço significativo nos planos pedagógicos. Por isso, o coordenador dos cursos de TI da Instituição, Marcello Bonfim, enfatiza que o TicNova é uma chance para os estudantes e profissionais se atualizarem por meio da palestras e workshops de qualidade. “Todos os dias temos novidades tecnológicas surgindo, novas ferramentas e novos conceitos para serem aprendidos”, disse Bonfim.

Ao todo, o evento teve 36 palestrantes, cada um compartilhando conhecimento sobre a própria área de atuação. Além disso, um dos destaques do TicNova 2019 foi o Parque de TI, que reuniu autoridades do município para falar sobre a área de 100 mil m² que reunirá empresas do segmento e instituições de ensino que se dediquem ao setor de TI.