Unicesumar
Unicesumar

Tempo de Concerto abre temporada 2008

Principal apresentação da noite será da Orquestra Filarmônica Cesumar, que comemora cinco anos de fundação


O projeto "Tempo de Concerto" desenvolvido pelo Departamento de Música do Cesumar abre nesta nesta terça-feira a temporada 2008. A primeira apresentação do ano será marcada pela comemoração dos 5 anos da Orquestra Filarmônica do Cesumar, apresentação solo de quatro cantores líricos, de um duo de piano e violino e do Quinteto de Metais do Cesumar.


A Orquestra irá executar músicas sacras, eruditas e temas de filmes. Mas antes da sua apresentação, vão estar no palco, para o duo de violino e piano, os músicos Bruno Correa e Denilson José, integrantes da OFC e também o Quinteto de Metais, formado este ano no Centro Universitário de Maringá.

Para tornar a noite ainda mais especial e diversificada, também foram convidados os cantores líricos Enilton Matos, Ana Vitória e Tâmara Cruz para apresentações solo. Enilton é tenor paulista e se encontra residindo em Maringá. Tâmara Cruz é estudante de música na UEM e Ana Vitória, também de Maringá, estuda canto em Curitiba. Ainda para completar a noite, Ebner Teodoro fará apresentação de canto e viola.

O projeto Tempo de Concerto começa às 21 horas, no auditório Dona Etelvina. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade maringaense.

 

O projeto

O projeto Tempo de Concerto tem por objetivo principal a formação de platéia para músicas de qualidade. Com este propósito, busca trazer para o palco do Auditório Dona Etelvina artistas que mostram através de suas vozes ou instrumentos um pouco do seu trabalho no amplo universo musical.

Idealizado em janeiro de 2007 e iniciado em março do mesmo ano, o projeto Tempo de Concerto contou até o mês de dezembro passado com oito edições e um público aproximado de 1.200 pessoas.

A maior parte do público é composta por alunos da instituição financiadora %u2013 Cesumar %u2013 alvo principal do projeto, mas também pessoas da comunidade externa costumam prestigiar as apresentações, que acontecem uma vez por mês.

"Os concertos têm perfil didático. Ou seja, os músicos introduzem sempre o público dentro da atmosfera em que estarão trabalhando seu repertório, explicando desde as peças em si, como falando sobre seus compositores, citando também a origem dos instrumentos utilizados, mostrando seu funcionamento e discorrendo brevemente a cerca de seu contexto histórico", explicou o coordenador do projeto, Carlos Roberto Filho.

Orquestra Filarmônica

A OFC foi organizada em janeiro de 2003 pelo regente titular Davi do Carmo Oliveira e pelo spalla Bruno de Oliveira Corrêa, ambos vindos de Belo Horizonte (MG), a convite do reitor Wilson de Mattos Silva, idealizador do projeto de criação da Filarmônica Cesumar. Em fevereiro do mesmo ano a Orquestra iniciou seus ensaios, sendo que sua primeira apresentação ocorreu no dia 17 de março de 2003.

Desde sua formação a orquestra tem sido um marco na cidade de Maringá e região, preenchendo um espaço vazio existente neste campo musical. A primeira apresentação marcante para a comunidade externa ocorreu em maio de 2003, quando o grupo se apresentou na praça da Catedral Nossa Senhora da Glória, comemorando o aniversário de Maringá. Após esta apresentação, a orquestra passou a receber diversos convites, atendendo-os sempre que as condições como espaço físico e agenda permitissem.

A partir destes eventos, a Orquestra Filarmônica Cesumar passou a se apresentar nos eventos mais importantes da cidade, como o Auto de Natal, Expoingá, Paixão de Cristo (Páscoa), Festival Nipo-brasileiro (Acema), entre outros, realizando cerca de 100 apresentações até o momento. Hoje é um dos grupos mais requisitados do Departamento de Música Cesumar, com convites até para o exterior. O repertório que a orquestra executa inclui: obras eruditas originais, obras eruditas adaptadas para o grupo, temas de filmes, orquestrações de músicas populares brasileiras e peças sacras.

A orquestra possui em seu repertório tanto a música instrumental, como obras que contam com solistas, grupo vocal ou coral. Seus integrantes - em sua maioria - são estudantes de música de conservatório ou de graduação superior em música, sendo que alguns já possuem graduação na área. Conta hoje com 45 músicos, mais a equipe de montagem.

Últimas notícias

Categorias