Tempo de Concerto apresenta trio instrumental nesta terça

O trio musical formado pela  flautista Edilena Frazão, pela pianista Pâmela Ramos e pela clarinetista Tatyane Soares se apresenta nesta terça-feira (10) no projeto Tempo de Concerto do Cesumar. Iniciado no mês passado, é a segunda apresentação do projeto, que vai acontecer sempre na segunda terça-feira de cada mês.

O trio desta terça irá executar um repertório que varia do erudito até o chorinho (variante do choro, gênero de música popular brasileira, cuja formação corresponde a um bandolim, um ou dois violões de seis cordas e outro de sete cordas, um cavaquinho, um pandeiro e, eventualmente, um ou mais instrumentos de sopro).

As peças terão a participação especial da musicista Felícia Cristina, percusionista e bacharelanda em Violão na Universidade Estadual de Maringá.
O objetivo do Tempo de Concerto é desenvolver o gosto pela música erudita.
O concerto começa às 21 horas, no auditório do Bloco 6, e tem entrada gratuita para toda a comunidade.

Edilena Frazão, flautista, natural de Belém do Pará, iniciou seus estudos na escola de música da Universidade Federal do Pará sob orientação de professores renomados no cenário Paraense, como Yuri Gadelha e Maria José. Estudou durante alguns anos no renomado "Conservatório Carlos Gomes" sob a orientação de excelentes flautistas europeus como Ieroslavz Pelikan e Igor Kopatchovizk. Neste mesmo período, participou da orquestra jovem do conservatório, que veio a tornar-se a atual Orquestra do Teatro da Paz de Belém do Pará. Após mudar-se para Maringá, cursou por alguns anos o Curso Técnico de Flauta Transversal da Universidade Estadual de Maringá e paralelamente fez aulas de flauta no conservatório de música em Tatuí.

Atualmente, é professora de flauta transversal do Instituto da Música de Maringá, Instituto Adventista Paranaense e atua como primeira flautista na Orquestra Filarmônica do Cesumar, Orquestra da IPI - Igreja Presbiteriana Independente e Orquestra do IAP - Instituto Adventista Paranaense.

Pâmela Ramos, pianista, nascida em 03 de junho de 1988 em Maringá, iniciou seus estudos de Piano aos sete anos de idade na cidade de Itambé – PR, com as professoras Rosângela Coneglian e Tatiane Motta. Em 2002, passou a estudar com a professora Zélia Soledad na cidade de Maringá, concluindo seu curso de piano no Conservatório Solar do Som.

Atualmente, cursa o 2° ano de Licenciatura Plena em Música na Universidade Estadual de Maringá, é professora de piano na Academia de Música da Fundação Luzamor e há 3 anos atua como pianista da Orquestra Filarmônica Cesumar, onde já participou em estúdio das diversas gravações dos CDs de Natal Cesumar, bem como de variados recitais.

Tatyane Soares, clarinetista, iniciou seus estudos musicais na Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Foi orientada pelo professor André Luis de Mattos - PR, dentre outros renomados nomes. Participou de masterclass de clarineta no Festival de Música de Londrina com o professor Paulo Sérgio Santos (RJ). Teve participações em masterclass no Festival de Inverno de Domingos Martins (ES), com professores como Paulo Sérgio Santos, de Clarineta, e o professor Vittor Santos (RJ) de Harmonia Funcional. Teve diversas experiências musicais com o maestro Everson Salazar (ES) e foi clarinetista da orquestra Cocamar.

Atualmente, cursa o bacharelado em Regência Coral na Universidade Estadual de Maringá e integra como clarinetista, a Orquestra Filarmônica Cesumar, a Orquestra da 1ª Igreja Plesbiteriana de Maringá e a Orquestra Jovens em Ação, além de atuar também como professora de clarineta, saxofone e musicalização infantil em Maringá e região.