Tempo de Concerto traz violonista conceituado

Um pesquisador da música, que faz doutorado na Escola de Comunicação e Artes da USP, é professor de música da UEM e tem CDs que foram sucesso de crítica é quem se apresenta na próxima terça-feira, dia 7,  no projeto Tempo de Concerto do Cesumar.

Trata-se de Flávio Apro, reconhecido como um músico completo por seu trabalho como violonista, pesquisador e professor. Ele dedica-se à música de câmara e se apresenta nas principais salas de concerto nacionais e internacionais.

Apro foi premiado em diversas competições, conquistando 1º Lugar no Concurso Villa-Lobos, Projeto Nascente, e foi selecionado para apresentar-se no Japão no festival Kyoto International Music Students. Seu CD Praeludium, lançado em 1997, rendeu-lhe grande sucesso de crítica e público.

O violonista que veio de São Paulo para residir em Maringá é considerado um brilhante pesquisador na área de performance, com livros e artigos publicados nas mais prestigiadas revistas acadêmicas, como Per Musi e Em Pauta, além de participações em importantes congressos.

Sua pesquisa de mestrado levou-o a palestras em importantes centros de pesquisa brasileiros. O resultado dessa pesquisa é o livro "Os fundamentos da interpretação musical", bem como o aclamado CD Ïlávio Apro Interpreta Mignone". Hoje, prossegue sua atividade acadêmica desenvolvendo pesquisa de doutorado na Escola de Comunicações e Artes.

Sua atividade pedagógica é amplamente respeitada, tendo ministrado cursos e masterclasses em importantes instituições de ensino, como UNESP, St. Nicholas School, Conservatório Brasileiro de Música, etc. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá.

A apresentação de Flávio Apro no Tempo de Concerto começa às 21 horas, no auditório Dona Etelvina, no bloco 7. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade maringaense.