Tempo de Concerto volta terça-feira

O projeto Tempo de Concerto, do Departamento de Cultura e Arte do Cesumar, inicia as apresentações 2009 na próxima terça-feira (dia 3), comemorando dois anos de existência. Durante este período, já foram 21 apresentações, sempre gratuitas para a comunidade.

A apresentação comemorativa aos dois anos será com o Íuo Londrina de Trompete e Piano", formado pelo trompetista Cícero Cordão e a pianista Luciana Gastaldi. Criado em 1994, o duo já tocou as principais peças montadas para esta formação, incluindo composições exclusivas.

No palco do auditório Dona Etelvina, no bloco 7, o duo executará canções de Otto Ketting (Intrada for trumpet solo), Henry Purcell (Sonata para trompete e piano em Ré maior), Sebastian Bach, (Prelúdio para trompete e piano), Guy Ropartz (Andante et Allegro), Nikolaievich Scriabin (Estudo n.1, op. 2 para piano), Villa Lobos (Impressões seresteiras para piano), Claude Bolling (Toot Suíte) e Osvaldo Lacerda (Pequena suíte para trompete e piano).

Cícero Cordão concluiu bacharelado em música (trompete) em 1992, na UFPB (Universidasde Federal da Paraíba) e pós-graduação em Educação Musical na UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 2008. Atualmente cursa mestrado em interpretação musical na UNIRIO, tendo como orientador o professor doutor Nailson Simões; é professor de música na sua própria escola de trompete e membro permanente da Comissão de Avaliação da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras.

Sua experiência em orquestra começou em 1986, quando integrou a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Desde então, tem integrado várias orquestras, trabalhando com renomados maestros nacionais e internacionais, sempre atuando como 1º trompetista e também como solista. Entre os maestros que o regeram e também dividiu palco em algumas apresentações estão Charles Schulueter (1º trompetista da Boston Symphony), Fred Mills (Ex Canadian Brass Quintet), Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira e Fernando Dissenha.

Desde 1993, é 1º trompete da OSUEL (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), do Quinteto Metais do Paraná (que fundou em 1993) e da Combo Jazz Londrina, entre outros grupos temporários. Já participou de turnês pelo Brasil e Argentina e tem participação em importantes gravações tanto na área erudita como popular.

Luciana Gastaldi é natural de Londrina e graduou-se em Piano na Faculdade de Música Mãe de Deus, sob a orientação do professor Antônio Geraldo Delorenzo. Participou de Master Classes com renomados professores como Jacques Klein, Gilberto Tinetti, Homero Magalhães, Magadalena Tagliaferro, Olga Kiun, Anna Yarovaia, Caio Pagano, Eudóxia de Barros e outros.

Em 2001, gravou o CD intitulado "Joel Nascimento", com composições próprias para piano. Em 2002, criou o grupo Choro na Mão, o qual vem se apresentando regularmente em eventos londrinenses. Participa ativamente de apresentações e festivais em Londrina e região, ora como solista, ora acompanhando outros instrumentistas.

Tempo de Concerto
Dia: 03/03/09
Local: Auditório Dona Etelvina (bloco 7 do Cesumar)
Horário: 21hs.
Entrada: gratuita

Projeto realiza "Concerto didático"

O projeto Tempo de Concerto nasceu em 2007 com o objetivo de despertar nas pessoas o gosto pela música erudita e contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade.

Com este propósito, busca a cada mês levar ao palco do Auditório Dona Etelvina (bloco 7 do Cesumar) artistas de Maringá e região que mostram através de suas vozes ou instrumentos o trabalho que realizam no campo musical.

O perfil dos concertos, em sua maioria, se dá na forma de Ìoncerto didático", ou seja, os músicos introduzem sempre o público dentro da atmosfera em que estarão trabalhando o repertório, dando explicações sobre as peças, falando sobre seus compositores, a origem dos instrumentos utilizados, o funcionamento e, ainda, discorrendo acerca de seu contexto histórico.

Completando dois anos em março, o projeto já contou com 21 apresentações e um público aproximado de 3.600 pessoas.

As apresentações acontecem na segunda terça-feira de cada mês e a entrada é sempre gratuita para a comunidade em geral.