Unicesumar
Unicesumar

Teologia forma primeira turma de validação de crédito

A primeira turma de Validação de Crédito em Teologia concluiu o curso no mês de julho e irá colar grau no dia 19 de agosto. A última aula foi ministrada pelo professor doutor Ronaldo Cavalcanti, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais e da Religião da Universidade Mackenzie. Em entrevista, ele comentou os aspectos do curso. A validação de crédito é um complemento para aqueles que fizeram cursos de teologia em instituições não reconhecidas pelo MEC e desejam o diploma de curso superior. É uma modalidade implantada pelo Cesumar há dois anos e que vem atendendo pessoas do país todo.

Qual sua avaliação sobre o curso de Validação de Créditos em Teologia do Cesumar?
Ronaldo Cavalcanti - Esse curso é um sonho antigo, de uns quarenta anos, que se tornou possível por uma portaria do MEC de 2002. A partir de então, estamos envidando esforços para aglutinar teólogos, protestantes, católicos e de outras religiões, que no Brasil fizeram seus cursos de Teologia e que nunca tiveram reconhecimento acadêmico. Por decisão do MEC, eles podem agora freqüentar em menor tempo cursos como este oferecido pelo Cesumar e pegar seu diploma superior. É uma grande conquista.

O senhor acredita que o curso atendeu a expectativa do grupo?
Ronaldo Cavalcanti – Demais, porque a validação funciona como uma reciclagem. Temos pessoas que estavam há anos fora do banco escolar Vi uma boa participação, um interesse em pesquisa, em investigação científica a partir da volta a escola desses teólogos.

Como está a teologia frente às mudanças do mundo?
Ronaldo Cavalcanti - A teologia, como qualquer área da ciência, tem o seu universo próprio, mas não se pode justificar um isolamento de outras áreas do conhecimento porque estamos num momento de interdisciplinaridade. A validação da teologia na forma como está sendo feita, insere o teólogo num meio intelectual, científico e do conhecimento universitário. É assim que a teologia tem de ser. Desde a sua origem na Idade Média, a Teologia sempre esteve vinculada ao Direito, à Filosofia, às matérias da humanidade. Tanto que o MEC há classificou na área de humanas.

Há muitas pessoas estudando teologia hoje em dia não só para a prática religiosa...
Ronaldo Cavalcanti - Exatamente. Porque ela te abre um amplo conhecimento da sociedade. A religião é um integrante da sociedade. Então, não pode ser marginalizada por questão de preconceitos. Você tem de trabalhar para que o método de análise social no viés da religião seja um método científico. A validação que se propõe aqui no Cesumar pega exatamente esse veio. É por ele que estamos caminhando.

Últimas notícias

Categorias