Unicesumar
Unicesumar

Teólogos analisam ensinamentos bíblicos


Mais de duzentos representantes de diferentes denominações religiosas estiveram reunidos no último final de semana no Cesumar participando do Seminário de Ciências Bíblicas promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).  O encontro serviu para uma análise e reflexão sobre os ensinamentos bíblicos desde o tempo dos profetas e apóstolos aos dias atuais.

Teólogos e pastores como Vilson Scholz, doutor na área do Novo Testamento, Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB, especialista em Língua e Literatura Hebraicas e Lécio Domas, especialista em Educação Religiosa e professor de Teologia do Antigo Testamento, estiveram presentes para ministrar palestras, sexta e sábado passados.

Como lembrou Lécio Domas, a Bíblia é um livro cujos textos foram traduzidos há muitos anos, o mais antigo a 3.500 anos, o mais recente a 1.900 anos. Segundo ele, um texto produzido há tanto tempo para ter relevância e importância para o homem de hoje precisa passar por um processo de interpretação, de descoberta do sentido original e extração de princípios e missões valiosas e importantes para a sociedade atual.

De acordo com o palestrante, é importante que o homem de hoje saída extrair da Bíblia "os princípios, os valores, as crenças e aquilo que chamamos de verdades atemporais, ou seja, aquelas verdades que sobrevivem ao tempo, que não ficam no passado, relevantes para aquela época e para hoje".

Mas para Domas, o amor, princípio básico da Bíblia, é um produto em escassez. "Hoje em dia vivemos a época do desamor, do egoísmo, do materialismo,, do hedonismo, há tanta coisa chamando a atenção das pessoas que não há espaço mais para o amor genuíno. A Bíblia é o livro que resgata o princípio do amor."

Para o especialista em língua e literatura hebraicas, Paulo Teixeira, a Bíblia é o livro mais lido, mais traduzido, mais distribuído no mundo, mas falta viver seus ensinamentos. "No início das Sociedades Bíblicas, a ênfase era a provisão de escrituras. Era difícil ter uma Bíblia. Hoje as pessoas têm acesso fácil, mas falta engajamento com a mensagem", disse ele. "Não faz sentido numa nação que se professa como 80% , 90% de pessoas cristãs o nível de corrupção, de violência, de injustiça que temos no Brasil. Uma mensagem de Deus bem lida, bem compreendida e bem aplicada muda essa realidade", completou.

Os Seminários de Ciências Bíblicas são realizados pela SBB desde o ano 2000 e este ano, especialmente, têm o intuito de comemorar os dez anos desses encontros, que são dirigidos a lideranças cristãs com o objetivo de difundir o conhecimento envolvido na arte de traduzir a Bíblia e os seus ensinamentos a todas as pessoas.

Segundo o coordenador do curso de Teologia do Cesumar, Edrei Daniel Vieira, foi relevante para a comunidade cristã local a vinda desse seminário ao Cesumar.  "Um evento religioso de magnitude que enriqueceu o nosso conhecimento e trouxe a todos reflexões muito importantes quanto ao nosso papel na difusão da palavra de Deus."

Ouça a entrevista de Vilson Scholz na CBN

Últimas notícias

Categorias