Unicesumar
Unicesumar

Tese de doutorado de professora da Unicesumar ganha prêmio nacional de economia

A professora da EAD Unicesumar, Juliana Franco Afonso, foi a vencedora do Prêmio Brasil de Economia 2017, Prêmio Brasil de Economia_Unicesumarna categoria Tese de Doutorado. Com o tema “Convergência Espacial da Produtividade Total dos Fatores da Agricultura Brasileira: Implicações dos Investimentos em Infraestrutura de Armazenamento, Pesquisa, Capital Humano e Crédito Rural”, o trabalho faz uma análise de todos os estados brasileiros no período de 1990 a 2014.

A pesquisa, desenvolvida ao longo de quatros anos, compreendeu que os estados brasileiros apresentaram um significativo crescimento de produtividade da agropecuária após a década de 1990, fruto da modernização tecnológica do setor, e uma maior taxa de crescimento, mesmo nos estados que ficaram à margem da modernização, como Norte e Nordeste. Assim, constatou-se que as desigualdades regionais para o setor estão reduzindo. Segundo Juliana, uma forma de acelerar esse processo é por meio do aumento dos investimentos em infraestrutura logística, educação do trabalhador rural, investimento em pesquisa e aumento do crédito rural.

O trabalho poderá ajudar os formuladores de políticas do setor a realizarem análises de impactos, distribuindo melhor os recursos públicos. Além disso, por apresentar vários indicadores de modernização por estado, a pesquisa é uma grande fonte de informação para diversas outras áreas, como a quantidade de fertilizantes e agrotóxicos por hectare.

Promovido pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), o prêmio é um dos mais importantes da área. Seu objetivo é estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento, especialmente nas questões sociais e regionais da sociedade brasileira e a sua inter-relação com o exercício da profissão de economista.

O trabalho da professora Juliana faz parte da defesa de sua tese de doutorado na área de Economia Agrária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a orientação do professor Dr. José Luiz Parré. Juliana é docente de oito disciplinas na EAD Unicesumar nos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Agronegócio, Meio Ambiente e Negócios Imobiliários.

A premiação acontecerá de 06 a 08 de setembro, em Belo Horizonte/MG.

Últimas notícias

Categorias