Thaise Moser Teixeira: “A única coisa que os pode limitar são suas vontades e seus sonhos”

Pode ser que, infelizmente, a frase “isso não é coisa de mulher” ainda faça parte de muitos lares. Mas não foi o que aconteceu na casa de Thaise Moser Teixeira. Irmã do meio, a professora de 35 anos cresceu em um ambiente distante dessa separação irracional de “profissão de homem ou de mulher”. “A regra era se dedicar aos estudos para ingressar no curso escolhido”, conta.

Ela só foi se deparar com isso no ensino superior, quando se viu “como única mulher em uma turma prática de física, ou quando escutava algum comentário sobre mulher ter estômago para trabalhar com coisas tidas como mal cheirosas ou nojentas”. Mas o que poderia ser desestímulo serviu como combustível. Hoje, ela é engenheira ambiental, tem mestrado em Engenharia Urbana e, em 2018, se tornou doutora em Ciências e Tecnologias Ambientais. Há dez anos, ela atua como professora na UniCesumar.

Thaise se considera sortuda por ter exemplos de mulheres fortes, que trabalham em todas as áreas. Hoje, ela busca ser uma dessas mulheres. “Quero que minhas alunas e meus alunos possam me ver suja de barro ou cimento e entender que eles podem trabalhar em um escritório, no laboratório, no canteiro de obras ou em um chão de fábrica. Que a única coisa que os pode limitar são suas vontades e seus sonhos. Costumo brincar com meus alunos que a vantagem de ser engenheira é que tenho desculpa para ter um guarda roupas grande, uma vez que preciso ter salto alto, botina e sapato de proteção.”

Como docente, ela busca mais as perguntas do que as respostas do mundo. Afinal, é dela o papel de conduzir estudantes de todos os perfis às respostas que procuram. “Quando falo que sou professora as pessoas já esperam por respostas prontas e para tudo. Pelo contrário! O que mais me inspira em ser professora é poder fazer perguntas, é criar um espaço sem respostas padrões. O mundo já está lotado de fórmulas prontas ou medidas padrão. O meu papel é proporcionar um lugar onde seja permitido fugir destes padrões, é proporcionar os conceitos e fundamentos necessários para que o aluno possa projetar suas ideias.”