Tribo Kaingang recebe ajuda da Unicesumar

Os cerca de 2 mil índios kaingang que vivem na aldeia de Manoel Ribas receberam sábado a  visita de alunos e professores da Unicesumar e tiveram um dia diferente, com diversos tipos de entretenimento e ações na área da saúde.

O grupo que visitou a aldeia foi composto por 80 pessoas dos cursos de medicina, odontologia, agronomia, educação física, música, artes visuais, teologia, enfermagem pedagogia, direito e psicologia.

Foram levados para a tribo diversos tipos de donativos, como alimentos, calçados, roupas e escovas de dente.  Mais de mil pares novos de chinelos foram conseguimos na campanha interna da Unicesumar e os cursos de Direito e Estética são os que mais arrecadaram.

A aldeia Kaingang de Manoel Ribas possui  7 mil hectares de terra, mas seus integrantes vivem em condições precárias. O objetivo da ação humanitária, organizada pela Capelania Universitária, além de levar itens de subsistência para os indígenas, foi conhecer melhor a realidade da tribo para pensar em projetos que possam ajudá-los.

Para o pastor André Silveira e os professores que acompanharam o grupo, a ação foi positiva tanto para os alunos que vivenciaram uma realidade diferente, quanto do ponto de vista humanitário, "pois qualquer tipo de ajuda faz a diferença para uma comunidade que vive com tão poucos recursos", salientou o pastor.