Triplica o número de alunos do Cesumar no Desafio SEBRAE

Em sua 7º edição, o Desafio SEBRAE incentiva os estudantes universitários a terem contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora. Este ano, o número de inscritos do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) superou as expectativas, sendo três vezes maior que no ano passado.

Organizados em equipes de 3 a 5 pessoas, alunos de todo o Brasil têm a oportunidade de testarem suas habilidades ao gerenciar virtualmente uma empresa fictícia num programa que simula situações que os empresários enfrentam no dia-a-dia.

O professor de Empreendedorismo do curso de Turismo do Cesumar, Juliano Mário da Silva se surpreendeu com sua turma do 4º ano, pois apenas uma aluna ficou fora do Desafio por falta de vaga. Segundo ele, pelo empenho e pelo potencial que seus alunos estão demonstrando no jogo, eles devem passar para as próximas fases. "O interessante é que o aluno sai com uma noção e capacidade de entender o negócio, é uma ferramenta para estreitar a relação entre o conceito e a prática", explica Juliano.

Apesar do Desafio explorar conhecimentos oferecidos principalmente pelo curso de Administração, uma das equipes que está na disputa é de Jornalismo. "A comunicação é essencial, a disputa não tem a ver apenas com negócio, tem que se planejar a comunicação da empresa, e a indústria de cosmético [ que é o Desafio deste ano] exige muita propaganda", justifica Guilherme Adorno, que faz parte do grupo.

Os integrantes dessa equipe têm um diferencial, pois eles detêm conhecimento em áreas diferentes além do Jornalismo. Guilherme Adorno é também estudante de Matemática, Ana Carla de Secretariado Trilíngue e Thaís Arrias Weiller estudante de moda. "Nosso objetivo é chegar na final, porque além de ganhar visibilidade no mercado, a possibilidade de passarmos 10 dias na Itália como prêmio nos incentivou muito", conta Guilherme.

A competição está dividida em cinco fases, sendo as três primeiras em nível estadual e as duas últimas em nível nacional. As inscrições estão encerradas e o desafio segue até dezembro de 2007 com uma pausa em julho quando será oferecido curso de gestão para interessados. Para saber das notícias e do resultado da primeira fase que se encerrou semana passada acesse o site www.desafio.sebrae.com.br.