Trote solidário muda ambiente escolar na Vila Esperança

A Escola José Darcy de Carvalho, na Vila Esperança, ganhou novo aspecto no último sábado (21) com o Trote Solidário dos calouros de Arquitetura e Urbanismo do Cesumar. Os bancos, paredes e quadra ficaram mais atrativos e coloridos para as crianças com pinturas e motivos infantis. O objetivo das reformas, além de agregar novos conhecimentos aos calouros, foi praticar a solidariedade para aqueles que precisam.

O professor do curso, Renan Prando, disse estar satisfeito com os trabalhos dos calouros e revela que não acreditava que o trote seria tão produtivo. "O Trote contribui para uma melhor interação entre os alunos e a profissão, enfatizando a consciência da responsabilidade social de cada cidadão. Os alunos gostaram tanto que retornarão no próximo sábado (28) para fazer o trabalho de jardinagem. É uma surpresa vê-los tão motivados por uma causa social", comentou
o professor.

A caloura Márcia Campos Teixeira avalia a iniciativa da instituição como algo positivo e construtivista. "Participar de um ato solidário é muito
gratificante, pois temos certeza de que estamos fazendo uma ação que será benéfica para outras pessoas e para nós mesmos que aprendemos a trabalhar em equipe", afirma Márcia.

Já para a estudante Patrícia Elaine Zampieri, a escolha do trote coincide exatamente com o período em que estamos vivendo. "Estão em discussão os trotes violentos, que não levam a nada. Fazer uma ação solidária como trote é muito bom. Nós aprendemos e nos alegramos quando vemos os bons resultados", afirmou a caloura.

Segundo a secretária da escola, Lurdes Aparecida Garcia de Souza, o
estabelecimento estava carecendo  de mão-de-obra e materiais para a realização deste serviço. "O trabalho realizado pelos calouros foi de grande importância para a escola e os resultados uma surpresa para as crianças, que olharam e falaram: ´como os espaços ficaram mais bonitos`. Foi um ótimo trabalho", afirmou a secretária.