Unicesumar
Unicesumar

TV Unicesumar

Canais

28.1 (TV aberta)

21 e 97 (Net)

A sede da TV UniCesumar fica em Maringá, um município que se destaca pela indústria da confecção, do setor tecnológico, da educação   e ampla produção agropecuária.

A TV Unicesumar é uma retransmissora do Canal Futura (Fundação Roberto Marinho).

As produções têm como premissa o caráter educativo da Fundação Unicesumar e promovem o desenvolvimento, a cultura, a responsabilidade em relação ao meio ambiente, inclusão social e o desenvolvimento do senso crítico.

Além de jornalismo e entretenimento o objetivo é dar a oportunidade para  que qualquer morador de Maringá ou região possa assistir a palestras de especialistas, debates e conteúdos específicos das mais diversas áreas do conhecimento.

 

A autorização de instalação da TV Unicesumar foi assinada no final de 2010 e a autorização de funcionamento em maio de 2011. As transmissões tiveram início em março de 2012.

ESTRUTURA

A emissora está outorgada para irradiar o sinal aberto com uma potência de 1,0 KW. Isso significa que a área de abrangência atinge um raio de 40 km. Além de toda a cidade de Maringá, são cobertos os municípios de Ângulo, Floresta, Jandaia do Sul, Ivatuba, Iguatemi, Itambé, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Sarandi entre outras.

Desde 2010, a Fundação Unicesumar tem investido em equipamentos de última geração. São câmeras digitais com qualidade Full HD com tecnologia Panasonic.

Hoje são aproximadamente 40 horas de programação semanal própria, com notícias, informação, entretenimento, cultura e conteúdo educativo.

Como faz parte de uma Universidade, além da contratação de profissionais para desempenhar funções técnicas e jornalísticas, a TV Unicesumar proporciona treinamento e estágios para estudantes dos cursos de comunicação e também de outras áreas, além de fazer parcerias, em projetos de extensão, com professores e coordenadores de áreas relacionadas à comunicação.

CONTATO

Diretor: Marcelo Ricardo Catarino
3027-6360 - ramal 1452

Endereço: Av. Guedner, 1610. Jardim Aclimação - Maringá - PR
- Brasil - Cep: 87050-900

PROGRAMAS

Traz as novidades da área da tecnologia: novas plataformas, lançamento de equipamentos e aplicativos, notícias do mundo digital, testes de produtos e informações sobre segurança na internet.

Vai ao ar aos domingos, às 11h45, com reprises durante a semana.

Um bate papo com convidados sobre assuntos diversos. O programa traz temas que estão em foco: redes sociais, grafites, ações sociais, saúde, educação, cultura. Trabalha com uma linguagem jovem e moderna, com a participação de pessoas por meio de vídeo selfies, imagens da internet e ou de profissionais que são entrevistados. Também são usados infográficos com informações extras durante o programa. O número de convidados varia de acordo com o assunto.

O programa inédito vai ao ar às sexta-feiras, às 20h30, com reprises durante a semana

Dois apresentadores  trazem informações sobre uma determinada modalidade esportiva, entrevistam profissionais, amadores, trazem curiosidades e participam das atividades. A linguagem é dinâmica, com enquadramentos diferenciados.

O programa inédito vai ao ar às terças-feiras, às 18h30, com reprises durante a semana.

Supervisionado pelo curso de Teologia da UniCesumar, o programa prima por uma construção e valorização da Fé. Por intermédio do uso do recurso audiovisual, é possível levar a um grande número de pessoas (neste caso, telespectadores da TV Unicesumar) informações históricas e bíblicas.

Exibição de um programa inédito semanal e mais três reprises.

Alunos do primeiro ao quarto ano de jornalismo gravam boletins (com tempos que variam entre 15 segundos e um minuto) que vão ao ar durante a programação da TV UniCesumar, com vinhetas de entrada e saída.

São assuntos variados dos mais diversos editoriais. Normalmente, as notícias são pesquisadas na internet e as fontes devidamente creditadas durante os boletins.

Uma revista eletrônica que aborda assuntos do dia a dia e traz ainda serviço, entretenimento, moda, beleza, entre outros assuntos.

Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 18h30 – ao vivo. Tem reprises diariamente às 12h30  e 21h.

Design, moda, beleza, paisagismo, engenharia, arquitetura, fazem parte dos assuntos abordados no programa, que traz ainda conceitos de sustentabilidade e educação ambiental.

Vai ao ar às quintas-feiras 22h30, com reprises.

Uma oportunidade para o colegiado, acadêmicos e demais pessoas de assistirem aos principais palestrantes que visitam a Instituição. O objeto é também levar informação, nas mais diferentes áreas do conhecimento, à comunidade em geral. O tema é semanal, com reprises.