Unicesumar
Unicesumar

Ulisses Maia fala com estudantes de Direito e Serviço Social


O secretário de Assistência Social e Cidadania do Município, Ulisses Maia, esteve hoje à tarde no Cesumar conversando com estudantes de Serviço Social e Direito que participam do projeto "Ser Cidadão" desenvolvido no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. A finalidade da palestra foi informar aos estudantes sobre os serviços prestados pela Sasc no campo assistencial.

Ulisses Maia disse que conheceu o projeto Ser Cidadão do Cesumar, achou bastante interessante e por isso se dispôs a vir até a instituição para conversar com os estudantes e explicar a funcionalidade do órgão.

 Para Maia, o trabalho de orientação e encaminhamento oferecido a pessoas de baixa renda que utilizam os serviços do NPJ é uma contribuição à cidadania e pode servir de exemplo a outras iniciativas. Ele também vê o projeto como uma possibilidade de os alunos conviverem com a realidade e terem uma formação melhor.

Na explanação que fez aos estudantes, o secretário discorreu sobre os diversos programas da Secretaria, como os de combate à droga e ao álcool, violência a criança e ao idoso, promoção das famílias e profissionalizantes.

Na opinião do estudante Sílvio Iwata, estudante do 5º ano de Direito, as explicações dadas pelo secretário vão ajudar no trabalho. "Antes atendíamos as pessoas no Núcleo, mas não tínhamos noção para onde encaminhar quando precisavam de ajuda fora da área jurídica. Agora ficou claro e vamos  poder integrar o nosso trabalho ao da Secretaria."

O projeto

O Projeto Ser Cidadão é um trabalho de extensão universitária realizado no Núcleo de Prática Jurídica do Cesumar que atende pessoas com os mais diversos tipos de dificuldades. Além de buscarem soluções jurídicas para seus problemas, elas podem encontrar ali outros tipos de orientação, por meio do trabalho integrado entre os cursos de Direito e Serviço Social.

De acordo com a coordenadora de Serviço Social, Maria Cristina Cunha, é comum pessoas que recorrem à assistência judiciária gratuita necessitarem também de outros tipos de apoio, "e é isto que nós estamos procurando fazer".

Últimas notícias

Categorias