Unicesumar
Unicesumar

Última noite do Inspira 2020 tem palestra sobre gestão do tempo e premiação a docentes

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (30), três projetos venceram o “Professor Inspiração”; palestra ficou a cargo do especialista Rafael Medeiros Filho

Para encerrar as atividades do Inspira 2020 nesta quinta-feira (30), os docentes da UniCesumar foram convidados a refletir sobre um tema que é cada vez mais necessário no mundo contemporâneo: tempo e organização. A reflexão foi proposta a partir da fala do professor Rafael Medeiros Filho, palestrante com grande experiência na consultoria organizacional.

“Todos nós temos algum tipo de dor em relação ao tempo”, disse Medeiros Filho, ressaltando aos participantes do Inspira 2020 que a dedicação de tempo a atividades produtivas gera bons resultados, enquanto a procrastinação gera conflitos e falta de credibilidade profissional. “A maior parte do stress é resultado da gestão que fazemos do nosso tempo. Então, não há habilidade maior do que saber administra-lo.”

Para isso, o palestrante deu uma dica, composta por cinco passos, para ajudar os professores a organizarem o próprio tempo: registrar, separar, guardar, planejar e executar. “A reputação da sua vida profissional são as suas entregas, e pessoas organizadas impactam a todos o seu redor. O tempo mal utilizado é o maior devorador de sonhos”, enfatizou.

INSPIRA 2020: PROFESSOR INSPIRAÇÃO

Além da palestra de Rafael Medeiros Filho, outra programação da terceira e última noite do Inspira 2020 foi a entrega do “Professor Inspiração”, um prêmio entregue a docentes que realizaram projetos inovadores em 2019.

De acordo com a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, essa é uma forma de reconhecer as práticas que já ocorrem na Instituição. “A formação docente não é composta apenas por pessoas de fora, mas também é o momento de celebrar os nossos professores. Quando um docente vê que o outro faz algo muito legal em sala de aula, isso dá mais legitimidade para que ele acredite que também é capaz. Esse é o grande modelo do Inspira”, ressaltou.

Ao todo, foram inscritos mais de 200 trabalhos, com três projetos selecionados por modalidade (educação presencial, educação a distância e Colégio Objetivo) para disputar a final.

Na modalidade presencial, a vencedora foi a professora Camila Viríssimo, do curso de Direito. Ela desenvolveu o projeto “História do Direito: surgimento do Direito nos países” com os acadêmicos do 1º ano. “O reconhecimento é muito importante, mas eu fico feliz mesmo quando vejo os alunos no pátio, realizando os projetos. É ali que vejo o quanto eles são fantásticos, se empenhando para fazer algo”, disse Camila, agradecendo o apoio oferecido. “A infraestrutura que a UniCesumar nos oferece, o coordenador do curso de Direito, que sempre nos apoia, os outros professores parceiros... Tudo isso é uma junção muito gratificante.”

Na educação à distância, o projeto vencedor foi o “Jornal de Vendas”, desenvolvido pelos professores Bruno Marioti e Wilian Ayres. “É uma instituição que valoriza o professor, promovendo infraestrutura e liberdade para extravasar”, disseram, aproveitando a ocasião para destacar a importância de entender as necessidades dos acadêmicos. “Em todas as aulas, nossa intenção era criar uma experiência diferenciada para que o aluno se reconhecesse dentro do curso. Havia essa necessidade de explanar sobre como a teoria e o conceito se estendiam até a prática, e aí surgiu a ideia de fazer o jornal, pois todo mundo tem acesso a notícias, e vincular a isso o conteúdo de sala de aula”, declararam.

Últimas notícias

Categorias