Última semana para inscrições do curso de Medicina

Medicina na UniCesumar conta com laboratório de simulação clínica realística, que ajudam o aluno a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais

Interessados em cursar Medicina têm a possibilidade de participar de aulas no Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação Realística (Simulab) da UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de trinta anos de trajetória sediada na cidade de Maringá (PR). O local possui tecnologia de simulação clínica realística, com manequins de alta fidelidade (adultos, uma gestante, uma criança e um bebê), oito manequins de finalidade intermediária e outros destinados à aquisição de habilidades básicas, além de diversos equipamentos médicos e hospitalares. Inaugurado em 2016, com investimentos de mais de R$ 2 milhões, é o único laboratório da cidade e região a oferecer a experiência aos alunos, com cenários de emergência em sala de aula.

As inscrições do vestibular para ingresso no início do ano letivo em 2024 no curso de Medicina estão abertas e seguem até o próximo dia 19 de novembro. As provas presenciais estão marcadas para o dia 25 de novembro e poderão ser realizadas nas cidades de Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS). As inscrições podem ser feitas no site www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina, pelo telefone 0800 604 4422 ou pelo WhatsApp (44) 99139-9006. Para o próximo ano, a instituição vai oferecer 186 vagas do curso na unidade de Maringá e outras 50 vagas na unidade de Corumbá. A universidade é nota máxima no MEC.

Laboratório de Simulação Realística

A graduação em Medicina da UniCesumar atua com a metodologia Problem Based Learning (PBL), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes realizam aulas práticas desde o primeiro ano. Já nos últimos anos, praticam simulações de casos reais nos laboratórios para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. O laboratório, que simula uma residência comum, coloca o aluno em contato com situações corriqueiras de acidentes domésticos como queimaduras, intoxicação com produtos de limpeza, mal súbito, quedas de plano elevado e outros tipos de situações que precisam de intervenção rápida.

A graduação em Medicina da UniCesumar atua com a metodologia Problem Based Learning (PBL), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes realizam aulas práticas desde o primeiro ano, para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. Tanto é que um dos grandes diferenciais do curso é a utilização de simulação clínica, ou seja, situações clínicas reais praticadas nos consultórios, casas simuladas e salas de emergências do laboratório, onde os professores utilizam manequins robôs e corpo cênico de atores para promover vivências realísticas que tornam o aprendizado muito mais significativo e seguro. Enquanto alunos praticam a situação real, outros assistem pelo outro lado do vidro.

Enem e Transferência

Além do vestibular, outra maneira de ingressar no curso é via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de provas realizadas entre 2015 e 2022. Quem se inscrever com a nota do exame ainda pode optar pelo FIES, programa de financiamento do Governo Federal que parcela as mensalidades. Aqueles que pretendem cursar a 2ª, 3ª ou 4ª série de Medicina na UniCesumar, ou são portadores de diploma na área da Saúde, também têm a oportunidade de estudar na UniCesumar. Todas as informações constam no edital de inscrição.

Serviço:

Vestibular de Medicina 2024

Data das inscrições: de 25 de setembro a 19 de novembro

Data das provas: 25 de novembro

Local das provas: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS)

Inscrições: www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina

simulab casa