Unicesumar
Unicesumar

Uma aula de inclusão

Professor Victor Mazia_Teologia EAD UnicesumarA aula de “Ciências Humanas e Sociais” ministrada pelo professor Victor Hugo Mazia é um belo exemplo de inclusão social e motivo de orgulho para a Unicesumar. Deficiente visual, Mazia é formado em Filosofia e mestre na mesma área. Com um excelente currículo e vocação para a carreira acadêmica, o filósofo foi convidado a ministrar aulas para o curso de Bacharelado em Teologia da educação a distância (EAD) na instituição. Ficar frente às câmeras não foi um problema para ele. Ainda que sua experiência fosse como professor presencial, Mazia se adaptou muito bem ao ambiente EAD e se utiliza de algumas técnicas diferenciadas, tanto para o preparo das aulas quanto para o momento de transmissão ao vivo.

Segundo o coordenador do curso, Roney de Carvalho, o desafio lançado ao professor Mazia serviu para reforçar a proposta inclusiva cristã e humanitária do curso de Teologia e da missão institucional da Unicesumar. “Esta foi apenas mais uma experiência de inclusão de muitas outras que virão na EAD Unicesumar”, completa o coordenador. A experiência inclusiva de Mazia foi tão positiva, que o professor foi convidado a lecionar uma disciplina também no curso de Serviço Social da EAD.

Com a ajuda de programas de computador que transformam textos digitais em áudios, o professor realiza pesquisas e organiza todas as suas aulas por meio de recursos tecnológicos. Ele ainda conta com a ajuda de sua família, que, muitas vezes, realiza a leitura de livros impressos para que ele possa anotar o conteúdo de seu interesse. “Minha mãe e meu pai me ajudam nesta tarefa, pois nem todos os livros se encontram em formato digital. Assim, eles leem e eu transcrevo o que acho necessário para as minhas aulas”, explica. Já no estúdio, durante as aulas ao vivo, o professor conta com a colaboração da mediação do curso de Teologia e do setor de apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) da EAD Unicesumar.

Aos 26 anos, Mazia é um exemplo de superação. Há apenas três anos, perdeu a visão em um acidente de moto. Após um longo tempo de recuperação, conseguiu aos poucos voltar a estudar e trabalhar. Iniciou o seu mestrado, após este período, e não pretende parar por aí. Feliz com todas as suas conquistas, deixa um conselho para quem está passando por uma situação difícil: “Não desista! Paciência e dedicação são fundamentais para completar o caminho com sucesso. Pode ser que levemos um pouco mais de tempo e tenhamos mais obstáculos, mas, se tivermos essas características, alcançamos os nossos objetivos”.

Últimas notícias

Categorias