Única na América Latina: UniCesumar entra para grupo de boas práticas da Microsoft com sistema de análise de dados

Instituição foi reconhecida após a implementação de um projeto para auxiliar, em tempo real, na compreensão do comportamento do aluno e evitar a evasão estudantil

Para compreender a jornada do aluno na graduação e, aperfeiçoando processos, garantir a permanência dos estudantes, a UniCesumar, em parceria com a Microsoft, desenvolveu uma plataforma analítica e preditiva capaz de acompanhar, em tempo real, indicadores como análise de evasão, desempenho acadêmico, inadimplência, fluxo de matrículas e estudos geográficos. O projeto foi inserido no Education Transformation Framework, da Microsoft, como boa prática institucional em análise de dados no sucesso do estudante, o que posicionou a UniCesumar como a primeira instituição de ensino da América Latina a fazer parte do grupo.

UniCesumar MicrosoftO Education Transformation Framework é composto com as melhores práticas identificadas pela Microsoft no Processo de Transformação Digital em Educação. Além disso, a iniciativa da UniCesumar também foi citada no relatório anual “Impacto real para um futuro melhor”, desenvolvido e publicado pela Microsoft.

A plataforma analítica foi implementada no portal universitário, já utilizado pelos gestores e coordenadores de cursos, por meio do Azure e do serviço de Power BI Embedded. A partir da solução, o corpo acadêmico passou a ter acesso a dados que ajudam a compreender o comportamento dos alunos em vários níveis. Agora, com base nas análises feitas pela solução, é possível agir rapidamente para a tomada de decisões nas áreas de gestão e acadêmica, inclusive neutralizando efeitos negativos que possam levar os estudantes à desistência de cursos.

O diretor de TI da UniCesumar, Rodrigo Estevam, explica que a plataforma foi desenvolvida em conjunto com coordenadores e gestores, que, juntos, definiram as principais necessidades de análise e os cenários desejados. “O planejamento para atender à expectativa dos coordenadores visou a busca de estratégias adequadas para o uso de indicadores para otimização da tomada de decisão e acompanhamento da jornada acadêmica do aluno.”

Por meio da parceria, a Microsoft ofereceu a tecnologia necessária para a implantação de uma plataforma dentro do portal da universidade. “Estou confiante de que podemos construir algo após esse ótimo início. A UniCesumar demonstrou liderança para toda a América Latina”, ressalta o Business Strategy Leader da Microsoft, Jason Morales.

Para a pró-reitora executiva de Ensino Presencial, Andrea Borim, os indicadores oferecem uma visão integral aos gestores e coordenadores, contemplando desde o desempenho geral até os comportamentos individuais dos alunos. “Essas informações viabilizam o acompanhamento diário dos alunos e turmas, possibilitando abordagens rápidas e efetivas, além de uma ação preventiva de combate à evasão. Com a gestão feita por meio de indicadores, é possível ter segurança para a tomada de decisão e melhorar a performance da IES com ações que possam contribuir para influenciar positivamente a jornada estudantil, fornecendo aos estudantes da UniCesumar uma experiência acadêmica mais significativa.”

UNICESUMAR: REFERÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR

Atualmente, a UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Obteve Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e foi reconhecida neste ano como Universidade. Está presente em todos os estados brasileiros, possui mais de 260 mil alunos e mais de 700 polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai, Miami e Genebra.

Na educação presencial, a UniCesumar possui quatro campi no Paraná: Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba e um campus no Mato Grosso do Sul, em Corumbá. Em breve, a Instituição iniciará a implantação de uma unidade em Campo Grande.