Unicesumar
Unicesumar

Unicesufarma instala máquina para coleta de medicamento vencido


A Farmácia Escola Unicesumar, a Unicesufarma, passou a fazer parte do programa "Descarte Consciente", disponibilizando em suas instalações uma máquina para a coleta de medicamentos vencidos ou sem uso nas residências. O equipamento está à disposição tanto do público da instituição quanto população externa.

Trata-se de uma máquina informatizada, onde a pessoa faz o registro do medicamento que será descartado e depois deposita no coletor de forma separada por categoria (pomadas e comprimidos, líquidos e sprays, caixas e bulas).

Conforme a farmacêutica responsável, Edna Cruz Mendes, a medida visa atender à legislação quanto ao descarte correto de medicamentos.  Segundo ela, o uso indevido de medicamento vencido ou inadequado pode causar sérios riscos de intoxicação e até levar a pessoa à morte se não for socorrida a tempo, "motivo pelo qual não se deve guardar em casa as sobras de remédios ou aqueles que estão vencidos", salienta.

A farmacêutica alerta também para os danos que esses medicamentos causam ao meio ambiente, poluindo solo e cursos d'água, quando descartados irregularmente. "Hoje a preocupação ambiental é muito grande e devemos ter consciência de nossas ações. O descarte inadequado de medicamento é prejudicial a todos e sendo assim jamais esses resíduos devem ir para o lixo comum de casa, para o vaso sanitário ou pia", afirma Edna.

De acordo com a legislação atual, a coleta de restos de remédios deve ser feita pelas farmácias e encaminhados depois para tratamento correto. Os medicamentos recolhidos pela Unicesufarma são encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos de Saúde, que é responsável pela incineração.

A máquina para coleta de medicamentos está disponível durante todo o horário de atendimento da farmácia, ou seja das 8 horas às 21h30, de segunda a sexta e das 8 às 14 horas, aos sábados. A Unicesufarma fica no térreo do bloco 8.

Acesse o site http://descarteconsciente.com.br/ e tenha mais informações a respeito.

Últimas notícias

Categorias