Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar abre inscrições para Mestrado e Doutorado

Há vagas para o mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias Limpas; e mestrado e doutorado em Direito e Promoção da Saúde; esses títulos fazem o diferencial profissional tanto em cargos como em salários.

 

Os cursos de mestrado e doutorado cresceram 270% no Brasil, segundo os últimos dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O crescimento mostra que o título de mestre e doutor não interessa apenas para quem pretende seguir carreira no universo acadêmico, mas como um diferencial na vida profissional, tanto em cargos como em salários.

Outra pesquisa, essa feita pela Catho Educação, apontou que profissionais com cargo de coordenação que possuem mestrado  ou Doutorado podem aumentar seus salários em até 47,4%.  E os dados divulgados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2019, os profissionais com mestrado tendem a ganhar até 84% do que aqueles que apresentam apenas a graduação.

A UniCesumar, atenta à essa demanda, anuncia que estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado entre os dias 1 º de outubro a 3 de dezembro de 2021. A Instituição possui vagas para os programas de mestrado e doutorado em Direito e Promoção da Saúde. Também estão disponíveis vagas de mestrado  em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias Limpas.

 

De acordo com a diretora de pós-graduação stricto sensu,  Sonia Bertolini, o mestrando e o doutorando têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão ao participar de diferentes projetos com pesquisadores altamente qualificados. Também pode conciliar suas atividades profissionais com as aulas do mestrado que são concentradas às quintas e sextas-feiras.

Na prática, segundo a diretora, isso proporciona inúmeros benefícios intelectuais e profissionais, ampliando as possibilidades de melhores cargos e salários no mercado de trabalho. No mestrado e doutorado, o conhecimento de diferentes métodos científicos permite aos estudantes o desenvolvimento de pesquisas cujos resultados produzem grande impacto na sociedade.

“As disciplinas possibilitam o aprendizado de conteúdos que permitem uma investigação científica de grande relevância social, sendo capaz de modificar e inovar a atuação profissional”, complementa.

 

DEPOIMENTOS

O egresso Mateus Dias Antunes, graduado em Fisioterapia, terminou o mestrado na UniCesumar há 4 anos. Durante o mestrado não cursou apenas disciplinas, mas também acumulou outras experiências acadêmicas e pessoais. Fez projetos com professores, entre eles um sobre a relação do clima com a saúde dos idosos.

“Tudo que fiz durante o mestrado agregou no doutorado.  O curso de Promoção de Saúde me deu pontuações a mais. Abriu muitas portas e tenho vínculos com professores até hoje”, disse Antunes.

Eliete dos Reis Carvalho, outra egressa, conta que tinha pressa em terminar o curso para poder participar de um concurso público que pontuava títulos. “Deu tempo e passei em primeiro lugar. No final de 2015, tive a oportunidade de trabalhar como docente em Campo Mourão.  Foi quando me iniciei no ensino superior.  Hoje sou funcionária pública graças ao mestrado”.

Eliete também revela que a pesquisa lhe mostrou um mundo diferente como os projetos para a comunidade. “Isso me fez crescer profissionalmente. Cursarei o doutorado e a UniCesumar será a instituição escolhida”,  afirmou.

 

DIREITO

O Programa de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências Jurídicas está organizado em torno da área de concentração Direitos da Personalidade e das Linhas de Pesquisa.

O curso reafirma a preocupação da UniCesumar em qualidade na área jurídica. Os programas de pós-graduação lato sensu completam o inter-relacionamento entre o curso de mestrado e a graduação em direito, proporcionando aos professores e alunos a educação continuada.

O curso de mestrado é destinado aos  formados em Direito ou áreas afins (Filosofia, Psicologia, Teologia ou Sociologia). Já o de doutorado tem como público-alvo somente candidatos com título de mestre em Direito.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O Programa de Pós-graduação stricto sensu (mestrado) Gestão do Conhecimento tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.

Fundamentado em linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.

O curso é para graduados em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informações, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Engenharia de Software, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Logística e as Engenharia Civil, Elétrica, Ambiental e de Automação Industrial, Gastronomia, Artes e Pedagogia.

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE

O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (mestrado e doutorado) tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos e habilidades para atuar no ensino e serviços de saúde por meio de estratégias educativas que contribuam para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

O programa é constituído por duas linhas de pesquisa: “Promoção da saúde no envelhecimento” e “Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde”, tendo como área de concentração a “Promoção da Saúde”.

O programa tem como público-alvo principalmente Graduados em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e demais áreas afins que tenham interesse em trabalhos interdisciplinares.

 

TECNOLOGIAS LIMPAS

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (mestrado) é ligado à área básica de Ciências Ambientais e de cunho interdisciplinar. O objetivo do programa se deve às necessidades do contexto regional, o qual exige uma nova maneira de entender a configuração e a interação entre os sistemas sociais e ecológicos.

Os problemas de ordem social, econômica e ambiental justificam a criação de um programa interdisciplinar em Tecnologias Limpas.  Assim, é possível fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados. O programa visa promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O público-alvo são os graduados em todas as áreas do conhecimento, como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, da Saúde, Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, enfim, qualquer graduado que busque estudar a complexidade dos problemas ambientais.

 

SERVIÇO:

Inscrições entre os dias 1 º de outubro a 03 de dezembro

Prazo de Protocolo de documentos (Formulário Google Forms): até 05 de dezembro de 2021;

Edital de Publicação das inscrições homologadas: 06 de dezembro de 2021;

Prova Escrita: (via remoto – Google Forms): 07 de dezembro de 2021 (das 19h às 23h);

Publicação do edital dos selecionados para entrevista: 08 de dezembro de 2021;

Entrevistas: (conforme agendamento – Google Meet): 09 e 10 de dezembro de 2021;

Publicação do edital dos APROVADOS: 13 de dezembro de 2021;

Matrícula: 14 a 16 de dezembro de 2021;

Início do semestre letivo: 03 de março de 2022.

 

Últimas notícias

Categorias