UniCesumar aplica Teste de Progresso do Napisul a mais de 1,3 mil alunos de Medicina

Com temas que compõem a grade curricular dos seis anos do curso, o exame serve para avaliar tanto o aluno quanto a Instituição

Nesta quarta-feira (9), os alunos do curso de Medicina da UniCesumar participaram do Teste de Progresso do Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul II (Napisul-II). Ao todo, mais de 1,3 mil alunos do 1º ao 6º ano do curso prestaram o exame, que tem a finalidade de avaliar os acadêmicos e prepara-los para os testes de residência médica, bem como analisar a metodologia do curso.

No exame, os estudantes resolveram questões de conteúdos como ciências básicas, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia, obstetrícia, pediatria, saúde coletiva e bioética. O desempenho varia de acordo com a série em que o aluno está, mas estima-se que os acadêmicos do 6º ano que tenham desempenho médio de 70% estejam aptos para serem aprovados nos principais programas de residência do país.

Apesar de conter temas de toda a graduação, a prova é aplicada a alunos de todas as séries. A expectativa é que, dessa forma, eles percebam quais conteúdos serão importantes nos próximos anos. “O aluno melhora a si próprio e a Instituição pode ver o que está funcionando e o que não está”, disse a coordenadora médica do curso, Ana Maria Silveira Machado de Moraes.

Já a coordenadora da área pedagógica da graduação em Medicina, Nilce Marzolla Ideriha, explicou que os resultados do teste são importantes para que a UniCesumar melhore a qualidade do curso. “Com isso, eu posso rever a matriz curricular e trabalhar os conteúdos de forma mais assertiva”, disse, ressaltando o foco da UniCesumar no desenvolvimento dos acadêmicos para garantir que eles serão profissionais preparados.

Para Matheus Salles, aluno do 3º ano do curso, participar do teste é uma oportunidade de se autoavaliar gradualmente. “É importante ter essa completude de questões para que a gente consiga avaliar o que precisa ser estudado com mais enfoque para as provas de residência.”

TESTE DE PROGRESSO

Vinculado à Associação Brasileira de Educação Médica, o Napisul-II é formado por 13 escolas de Medicina do Paraná e de Santa Catarina, que fazem a avaliação simultaneamente. No município, o exame é aplicado na UniCesumar e na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A prova é composta por 120 questões elaboradas pelas Instituições envolvidas. Após formuladas, as questões são enviadas para a HUTEC (Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Hospital Regional Norte do Paraná), que prepara a prova e encaminha para a avaliação.