UniCesumar assina convênio com a Prefeitura de Maringá para realizar pesquisas sobre o coronavírus

Objetivo da parceria, que também inclui outras instituições de ensino, é levantar dados epidemiológicos e verificar o grau de disseminação da doença no município

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o encontro entre educação e saúde tem se mostrado uma ferramenta essencial. A partir dessa visão, a UniCesumar assinou, nesta sexta-feira (17), um convênio que estabelece parceria junto à Prefeitura de Maringá para realizar pesquisas sobre a Covid-19 no município. Também se uniram à causa a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Uningá.

Além das instituições de ensino, a parceria também contempla o apoio da 15ª Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Maringá. A pesquisa tem como objetivo verificar o grau de disseminação da Covid-19 por meio da testagem de pacientes, evolução e grau de infecção do vírus. Os trabalhos serão concentrados no município, bem como nas cidades que compõem a microrregião de Maringá, para levantar dados epidemiológicos e auxiliar na tomada de decisões em prol do enfrentamento da doença.

De acordo com a diretora dos cursos de Saúde da UniCesumar, Solange Lopes, a Instituição está contribuindo com expertise em tecnologia e capacitação. Assim, a UniCesumar auxiliará na aplicação de testes de Covid-19 em Maringá, bem como na análise dos resultados coletados no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do município e no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Além disso, o apoio inclui também o atendimento voluntário de professores e alunos do curso de Medicina, o treinamento de profissionais de saúde por meio de vídeos gravados pela equipe do Laboratório de Simulação Realística da UniCesumar (SimuLab) e as doações de máscaras, bem como o empréstimo de respiradores da Instituição.

“Tudo isso faz parte do nosso compromisso enquanto instituição de ensino, formadora de recursos humanos em saúde, bem como de nossa responsabilidade social naquilo que a população precisa. É um privilégio poder caminhar junto na elaboração dessa pesquisa e no acompanhamento dos dados. Essa é mais uma iniciativa da UniCesumar junto a tudo que estamos fazendo”, ressaltou a professora Solange.

De acordo com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a parceria estabelecida com as instituições será uma referência em todo o Brasil. “O que nós pudermos fazer para a aproveitar da ciência e da pesquisa dessas instituições, nós faremos”, enfatizou.