UniCesumar assina parceria para intercâmbios com Japão

O convênio prevê intercâmbios, pesquisas eventos acadêmicos em conjunto

A UniCesumar, por meio do departamento de Relações Internacionais, assinou na última sexta-feira (23) um convênio de parceria com as empresas japonesas Aid All Co., LTD e Nippon Academy Edu., Co. O objetivo é promover o intercâmbio entre estudantes brasileiros e nipônicos, bem como a troca de saberes com educadores.

Entre as ações previstas no acordo, estão: intercâmbio de informações científicas e/ou técnicas; projetos de pesquisa de interesse mútuo; e a realização de eventos e reuniões na área acadêmica e científica.

No momento da assinatura, o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, lembrou das qualidades da educação no Japão (entre elas, a disciplina) e de como podemos nos beneficiar mutuamente com parcerias. Enquanto isso, o presidente da Aid All, Nobuhiro Akaishi, disse que ficou impressionado positivamente com o Brasil e que tem grandes expectativas de que o conhecimento do nosso país beneficie os estudantes japoneses.

O diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, Weslley Matos, enfatizou a importância de parcerias como essa, porque elas expandem o conhecimento e permitem, por exemplo, a criação de oportunidades por meio de pesquisas conjuntas entre dois continentes.

A parceria tem duração de cinco anos, sendo automaticamente renovável. “Mesmo com a pandemia, a expectativa é que consigamos enviar ao Japão entre dez e quinze alunos da UniCesumar ainda nesse ano”, estima Glavio Paura, Diretor de Relações Internacionais.