UniCesumar concederá título “Doutor Honoris Causa” ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro

Honraria é concedida por instituições de ensino a personalidades que realizaram grandes contribuições; cerimônia está prevista para março de 2020

ATUALIZAÇÃO - 18/03/2020 (12:02)

A UniCesumar reforça que o evento de entrega da honraria Doutor Honoris Causa ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, não ocorrerá nesta sexta-feira (20), assim como já informado aos convidados no dia 12 de março. A decisão faz parte de uma série de medidas de segurança estabelecida pela Instituição como prevenção ao coronavírus, conforme a Portaria da Reitoria 007/2020, disponível na íntegra em https://www.unicesumar.edu.br/orientacoescoronavirus/estudantes-ensino-presencial/, que estabelece a suspensão de eventos internos e externos, bem como de terceiros, realizados nos campi.

Enfatizamos que uma nova data, acordada entre a reitoria da UniCesumar e a equipe do ministro Sérgio Moro, será anunciada em nossos canais oficiais de comunicação.

_______________________________

Além do objetivo de oferecer educação de qualidade para formar profissionais capacitados, a UniCesumar tem compromisso em reconhecer méritos e contribuições de cidadãos em prol da sociedade. Alinhada a esses ideais, a Instituição irá entregar ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, a titulação “Doutor Honoris Causa”. A cerimônia de entrega está prevista para março de 2020.

A titulação “Honoris Causa” é um símbolo honorífico que significa “por causa de honra”. Utilizada em ocasiões em que uma instituição de ensino deseja homenagear uma personalidade por seu trabalho, a honraria já foi entregue a figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a atriz Meryl Streep e a escritora JK Rowling. Também se recorre à titulação quando o homenageado atua em prol da resolução de problemas sociais.

Segundo o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, é uma honra homenagear um cidadão maringaense que possui contribuições tão importantes em nível nacional. “O Ministro Sérgio Moro mudou a história de nossa nação. Com coragem e integridade, ele levou a sério sua formação, sua profissão e o papel que o Estado deu a ele. Com isso, Moro se tornou um exemplo para todos nós, e, em especial, para os estudantes de Direito. Como uma instituição de ensino dedicada a uma educação realmente transformadora, a UniCesumar congratula essa trajetória.”

Nascido na Cidade Canção, o ministro Sérgio Moro concluiu a graduação em Direito na Universidade Estadual de Maringá em 1995. Ganhou destaque nacional como juiz federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, na condução do julgamento em primeira instância dos crimes apontados pela Operação Lava Jato.