Unicesumar cria seu próprio ambiente virtual de aprendizagem

Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento e mais de R$ 2 milhões investidos no Studeo

A Unicesumar investiu mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Studeo, o novo ambiente virtual de aprendizagem da instituição, que vai melhorar ainda mais a experiência digital dos seus 90 mil alunos. O Studeo foi desenvolvido internamente pela área de TI da Unicesumar nos últimos dois anos, com o apoio da BRQ. Antes de decidirem criar a própria ferramenta, a área de TI analisou e testou várias soluções disponíveis no mercado, como a Blackboard, D2L, Canvas, Web Aula e o próprio Moodle, ferramenta usada pela instituição até então, em suas versões mais recentes. “Após um estudo de viabilidade, optamos pelo desenvolvimento de uma plataforma própria, inteiramente nova”, explica Chrystiano Costa Mincoff, diretor de Operações da Unicesumar.

O Studeo está em teste desde outubro do ano passado, sendo usado como sistema para os cursos de Gastronomia e Sistemas para Internet da Unicesumar, que reúnem cerca de três mil alunos. Uma equipe de dez profissionais de TI da Unicesumar e nove consultores da BRQ ficou dedicada para o projeto, que contou com as participações de professores e profissionais de outros setores da instituição, como o Departamento Pedagógico, Marketing, Coordenação de Cursos, Tutoria, Operações, Experiência com aluno, Call Center, Processos, Produção de Materiais e o setor de atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais. “Basicamente, todos os setores da instituição contribuíram nesse desenvolvimento, pois a ferramenta foi criada para atender as necessidades de todos eles”, destaca Mincoff.

Site_EAD_Noticia_studeo

O ambiente virtual de aprendizagem que a Unicesumar usava tinha mais de 95% de aprovação na avaliação dos seus alunos. Entretanto, apesar das constantes melhorias implementadas ano a ano, já havia indícios que a escalabilidade da solução não seria suficiente para o plano de expansão da Unicesumar. Por isso, há 2 anos, a instituição decidiu construir o Studeo, com uma nova arquitetura, mais escalável e pronta para receber inovações de maneira mais simples. Desde o início, três diretrizes fundamentais nortearam sua construção: a interface teria que ser fluida, intuitiva e não disruptiva em relação ao ambiente atual, amplamente testado e aprovado; a arquitetura teria de ser escalável, bastando acrescentar poder de processamento nos servidores para quando o número de acessos simultâneos crescer,  garantindo sempre a boa experiência de uso ao aluno; e a arquitetura teria de ser modular, apta para se integrar com ferramentas futuras e pronta para ser hospedada na nuvem, em ambiente próprio ou de parceiros.

O desenvolvimento da nova ferramenta foi feito por arquitetura modular, que permitiu a geração dos CRUDS (Create, Read, Update e Delete) iniciais de forma rápida e eficiente e possibilitou a criação de microsserviços sem gerar impacto em toda a aplicação. A equipe utilizou um servidor Wildfly, em um cluster escalável, aplicando conceitos de Java EE 7, EJB, JPA, JAX-RS e injeção de dependência.

O uso extensivo de AJAX e do conceito Single Page Application garantem ao Studeo uma interação fluída e amigável com os usuários. O ambiente de front-end é executado em servidor NGINX e fica isolado do back-end, com o qual se comunica por meio de API’s Rest.

Para a persistência dos dados, a equipe utilizou o Microsoft Cluster Always On, também escalável, onde os dados de banco relacional são distribuídos em um banco de dados SQLServer 2016. Os servidores Master são para leitura e escrita (read-write) e os Slaves são apenas de leitura (read only), o que aumentou a performance dos serviços e diminuiu o tempo de resposta, em razão da alta disponibilidade dos dados. Além disso, o Studeo tem servidores com Memcached para cache de dados e o RABBITMQ para processamento assíncrono de filas.

Para o deploy, versionamento e distribuição, a TI da Unicesumar utilizou a plataforma GIT-LAB e o servidor com Jenkins, que permitiram um deploy automatizado, além de usar o Sonar.

Para a infra, o recurso usado foi um Application Delivery Controller na entrada das requisições, no caso o BigIP, que distribui as requisições entre os servidores de maneira equilibrada e inteligente. O sistema conta, também, com a utilização de um cluster VMWare em Blades HP para virtualização dos servidores. Essas máquinas virtuais utilizam discos rápidos SSD, providas por um Storage HP. Para melhorar o aproveitamento desses discos e permitir a alta disponibilidade dos serviços, a ferramenta permite o compartilhamento de espaço através de NFS (Network File System).

“Toda essa arquitetura atende exatamente às necessidades dos nossos alunos e ao que precisamos como instituição de ensino. É o sistema ideal em termos de personalização, muito além do que encontramos no mercado”, enfatiza o diretor de Operações. “O Studeo é mais uma prova de que a Unicesumar é uma instituição de vanguarda, que investe em pesquisa e desenvolvimento e está em constante atualização metodológica e tecnológica para assegurar aos nossos alunos a melhor experiência de uso e a melhor qualidade de ensino”, afirma o reitor da Unicesumar, professor Wilson de Matos Silva.

Matos Silva explica que o nome de batismo do novo sistema foi escolhido por ter sua origem no Latim, língua de origem do Português, e significar “estudar”, “aprender” ou “dedicar-se”. “É isso que queremos dos nossos alunos”, completa.

O Studeo nasce totalmente integrado à Google Education, nova parceira da Unicesumar que garantiu a todos os alunos uma conta nos servidores do Google com drive ilimitado e acesso a todas as ferramentas do GSutie, sem custos adicionais.