Unicesumar de Curitiba participa de mesa redonda sobre Indústria 4.0

Atividade foi realizada em parceria com o Sindimetal de Curitiba

Os acadêmicos dos cursos de Exatas da Unicesumar de Curitiba participaram no último dia 17, do evento “Indústria 4.0: Cenário atual, oportunidades, porquês, ideias, benefícios, inovação e próximos passos”, realizado em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal) de Curitiba. A atividade foi realizada na sede do sindicato.

Durante a atividade, foi realizada uma palestra com o professor Maximiliano Vargas, Ph.D. in Computer Science by the Colorado Technical University (CTU-EUA) in a Concentration in Enterprise Information Systems. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com o coordenador do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Curitiba, Anselmo Luiz da Rocha.

Entre os temas abordados estavam: Introdução dos novos conceitos da Indústria 4.0, a manufatura avançada no Brasil, nova lógica de produção e o processo de digitalização da operação industrial, Necessidade de novas estratégias voltadas a tecnologias produtivas, perfil do novo profissional 4.0 e a Necessidade da internalização da IIoT, BIG DATA e Interoperabilidade.

Para Anselmo Luiz da Rocha, o evento foi de fundamental importância para o complemento do aprendizado dos alunos. “Queremos que os acadêmicos conheçam mais os conceitos da Indústria 4.0 e os impactos nas instituições de ensino e nas empresas. Também é importante fortalecer a relação Indústria 4.0 e Recursos Humanos para que os futuros profissionais atendam a demanda que as indústrias necessitam”.