UniCesumar de Curitiba realiza atualização da vacina contra febre amarela e sarampo

Ação será realizada pelos alunos do curso de Enfermagem em parceria com a UBS do bairro Vila Leão

Nesta segunda-feira (19), a UniCesumar de Curitiba promoverá uma atualização da vacina contra febre amarela e sarampo. Uma parceria entre a Instituição e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Leão, a ação é destinada a alunos e colaboradores.

As atividades ocorrerão das 9h às 10h e das 18h às 21h no Laboratório de Semiologia, ao lado da lanchonete. Para receber a vacina, o aluno ou colaborador precisa levar a carteira de vacinação.

De acordo com a professora Mariana Khater, a ação será realizada pelos alunos do curso de Enfermagem. “Quanto mais envolvermos os alunos em ações de saúde, mais contribuímos para desenvolver o vínculo do aluno com a população, seu compromisso com a educação e prevenção de doenças e sua formação como profissionais de saúde”, disse.

A vacina de sarampo é indicada a pessoas de 1 a 29 anos, que devem tomar duas doses – para quem já tomou a primeira, é necessário apenas se revacinar. Além disso, adultos de 30 a 49 anos sem comprovação de nenhuma dose também devem se vacinar. Crianças menores de seis meses de idade, gestantes ou pessoas com doenças autoimunes não devem receber a vacina.

Já a vacina de febre amarela é indicada a pessoas entre nove meses e 60 anos que moram em regiões de risco, bem como para quem vai viajar para áreas afetadas pelo surto da doença. Pessoas com mais de 60 anos só devem ser vacinadas com orientação médica e crianças menores de seis meses de idade, gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas portadoras de doenças autoimunes não devem tomar a vacina.