Unicesumar de Curitiba realiza o evento Indústria 4.0

Atividade envolveu acadêmicos e docentes temas atuais da área da Industria com ênfase no futuro

IndústriaA Unicesumar de Curitiba realizou no último dia 7 de abril, o evento Indústria 4.0: Indústria Conectada, que levou aos acadêmicos e docentes temas atuais da área da Industria com ênfase no futuro.

A atividade foi proferida pelo professor Maximiliano Osório Vargas, que tem quase 30 anos de carreira na área da Indústria, mestre em Computer Science com ênfase em Software Engineering na Colorado Technical University, Ph.D. en Computer Science na Colorado Technical University, mestre em Urban Management em Strategic Digital City na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Entre os temas abordados, estiveram: Ritmo acelerado da mudança tecnológica, Soluções personalizadas, Tecnologias inovadoras, Grande diversidade de clientes e mercados, Pressão permanente sobre os custos, Globalização, Crescente importância da disponibilidade de produtos e pronta entrega, Aumento dos custos de energia e consciência ambiental, Trabalho em rede, flexibilidade e adaptabilidade da produção e Autônomos, sistemas baseados em conhecimento de autoaprendizagem.

Para o coordenador do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias, Anselmo Luiz da Rocha, as empresas precisam considerar com atenção esse novo momento da produção nacional. “A Indústria 4.0 já é uma realidade e a excelência não é mais um objetivo a ser alcançado, mas sim, um ponto estratégico das organizações que desejam perpetuar. Uma revolução está ocorrendo no mundo da produção: o mundo real e a realidade virtual continuam a fundir-se; modernas tecnologias da informação e da comunicação estão sendo combinadas com processos industriais tradicionais, alterando assim as várias áreas de produção”.